O acervo centenário de documentos que contam a história da ferrovia no interior de São Paulo foi recuperado por nove professores das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de Jundiaí e Itu e 22 alunos do Centro Paula Souza. Cerca de 19 mil itens já foram recuperados e catalogados.
Entre o material restaurado estão desenhos de locomotivas, relatórios e outros documentos produzidos entre 1869 e 1971. A partir de agora o acervo será digitalizado e, em breve, estará disponível na internet para pesquisa.
O projeto, denominado Memória Ferroviária, é coordenado por Eduardo Romero de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho e tem apoio da Fatec Jundiaí e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nos próximos meses, três professores da área de Tecnologia da Informação da Fatec Jundiaí vão coordenar alunos no desenvolvimento de um software que permita construir o banco de dados dos itens.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.