Alunos do 2º ano do Ensino Médio elaboraram peça teatral sobre a História do Rock
No último dia 22, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Anglo apresentaram o espetáculo cênico ‘A Sétima Corda’ na Sede Social da Sociedade Recreativa Itapirense. O trabalho envolveu toda a turma – cerca de 30 adolescentes –, professores e colaboradores e tinha como ideia retratar através da intercalação de música, narração, encenação e dança um pouco da história do rock, desde o seu surgimento na década de 50.
O projeto teatral envolvendo os alunos do segundo ano surgiu há 19 anos, quando a professora da disciplina de História teve a ideia de unir sua matéria à de Literatura e reproduzir a Semana de Arte Moderna de 1922 através de uma encenação artística. De lá pra cá, outros temas relacionados à história do Brasil e do mundo, bem como de artistas renomados foram base para o trabalho interdisciplinar.
Os alunos Giovani Takeuchi, Márcio Boscaro e Lucas Franceschini contam que toda a programação para a apresentação teve início em agosto, quando a professora de história Solange Maria Paron designou pesquisas relacionadas ao assunto aos diversos grupos da sala. Com o material em mãos, ela montou o roteiro de músicas, poesias, falas e cenas da peça e entregou aos alunos para que os ensaios fossem iniciados. “Não conseguimos abordar todos os personagens da história, mas buscamos apresentar os momentos mais marcantes de cada época. Às vezes gostamos do estilo musical, mas não sabemos sequer a história. Foi muito interessante, pois tivemos contatos com músicas e artistas que nem conhecíamos, mas que foram muito importantes na trajetória do rock”, explicou Boscaro.
Os ensaios tiveram início em meados de setembro e foram realizados nos finais de semana, no período da tarde e, em raras exceções, durante o período de aula. A professora Solange Paron destacou que o projeto despertou algo a mais nos alunos além do crescimento intelectual: a afetividade. “Muitos que estavam tímidos começaram a se soltar e todos tiveram de aprender a trabalhar pensando no coletivo”, destacou. “O fato de trabalhar em grupo realmente foi muito importante e contará muito em nosso futuro”, completou Giovani Takeuchi.
O espetáculo foi muito elogiado pelas cerca de 750 pessoas que prestigiaram a apresentação. A divulgação do evento foi feita especialmente pela rede social Facebook e a entrada se deu mediante entrega de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades assistenciais do município. “A apresentação também foi especial para os pais dos alunos, para que eles pudessem apreciar o trabalho do grupo”, complementou Giovani.
Toda a estrutura de cenário, painéis, figurino e maquiagem foi de total responsabilidade dos alunos, que contaram com a ajuda de patrocinadores. “Na sexta-feira chegamos na Recreativa às nove horas, saímos às 17 horas e voltamos para o espetáculo. Foi uma experiência única e que levaremos para a vida inteira”, afirmou Lucas Franceschini.
A apresentação técnica foi uma realização dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, dos professores Solange (História), Djalma (Literatura), Débora (Língua Portuguesa), Fernanda (Artes), Chico (Filosofia) e Simone (História) e contou com a participação de Flora, Júlia e Érica (professora de Biologia).
O espetáculo contou com a co-participação da Sociedade Recreativa Itapirense que cedeu o salão, apoiou o projeto e destinou os alimentos arrecadados para as entidades assistenciais de Itapira.
Banda dos alunos tocou ao vivo
Números de dança compuseram o espetáculo
Entrevista com dois alunos representantes do grupo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.