Barros Munhoz
José Rezende foi um cidadão exemplar, um pai de família exemplar e um servidor público exemplar.
Totonho, Zé Rezende, David Moro Filho, vereadores e funcionarios da prefeitura: material para importantes obras
Foi um extraordinário servidor da Prefeitura Municipal de Itapira e o melhor dirigente de nosso Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Foi ele quem praticamente implantou esse serviço em nossa cidade. Suas características maiores foram a austeridade, a idoneidade, a honestidade, a capacidade de trabalho, o zelo para realizar obras, comprar materiais, evitar desperdícios e aumentar a produtividade de seu trabalho, e a responsabilidade perante os usuários do SAAE e do povo de Itapira de uma forma geral. Era austero e duro, mas, acima de tudo, justo.
Eu tive o grande orgulho de tê-lo como meu comandado durante os 14 anos em que fui prefeito de Itapira. José Rezende trabalhou comigo durante quase 50% do tempo em que esteve à frente do SAAE. E tenho também o orgulho de ter vivido a seguinte circunstância: ele foi admitido na Prefeitura pelo meu pai, Caetano Munhoz, em 1957, e se desligou, para se aposentar, em minha gestão, em 1979. A par disso, ele foi um grande companheiro político.
Lamentavelmente, José Rezende foi muito injustiçado pela chamada Administração Novo Tempo, que o perseguiu, buscando diminuir os seus subsídios, que eram mais do que justos — eram razoabilíssimos — diante de sua dedicação e de sua capacidade.
Eu estive presente em muitas e muitas ocasiões em que José Rezende deu idéias e sugestões melhores do que as formuladas por engenheiros e pessoas estudadas e melhor qualificadas curricularmente do que ele. Mas ele tinha a grande escola da vida — nessa escola ele aprendeu — e foi uma das maiores autoridades em saneamento básico do Brasil.
A placa usada pela Prefeitura para mostrar as realizações no período de setembro de 1992 a outubro de 1993 foi bem o exemplo de quem foi José Rezende. Tudo isso era o que se fazia em Itapira em um período de pouco mais de um ano, diferentemente de dias mais recentes, nos quais nem em oito anos se conseguiu fazer metade disso.
Tenho andado por todo o Estado de São Paulo. A maioria dos seus municípios ainda não trata esgotos. Mogi Mirim, com 243 anos, começou a tratar esgotos no ano passado, em 2012. Itapira trata esgotos há mais de 40 anos, está no segundo tratamento de esgotos e em breve partirá para o terceiro. Isso tudo se deve a um cidadão chamado José Rezende, uma pessoa a quem eu reverencio como exemplo para Itapira, para o Estado de São Paulo e para o Brasil.
Totonho e Zé Rezende: comemorando inaururação de poço que garantiu água para o Barão - um banho de competência.
Totonho, Charlô Quartim Barbosa, José Rezende e Wilson Ricciluca: analise de projeto de obra implantada na Santa Bárbara.
Competência incontestável: grandes e importantes obras foram realizadas em pouco mais de um ano
Totonho, Rezende, Bebeto, David e companheiros políticos: inauguração do novo sistema de Cloração da ETA
Grandes companheiros: Zé Rezende com Totonho Munhoz em um dos comícios de campanha vitoriosa a Deputado
Totonho, Casimiro, Zé Rezende, Bebeto, David e Orcini: reservervatorio para abastecimento do Penha do Rio do Peixe
Bebeto, Zé Rezende e Totonho: visita a canteiro de obras
Totonho Munhoz e os saudosos José Rezende, Angelim Dainezzi e Nelson Guiraldelli:
inauguração do serviço de abastecimento de água de Eleutério
Reunião para mapeamento de obras do córrego Santa Fé: o mestre Zé Rezende tinha sempre as melhores sugestões.
Recebimento de material para obras em Barão Ataliba Nogueira
Em 1983, com vários companheiros, na despedida do primeiro mandato de Totonho como Prefeito
Totonho e Zé Rezende em vistoria a mais uma obra de saneamento
Vistoriando conjunto de bombas instaladas em Eleutério
Chegada de tubos para obras de esgoto