Termina à 0h00 deste domingo, 16, o Horário de Verão. Com isso, estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, terão que atrasar em uma hora seus relógios.
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a meta era economizar R$ 400 milhões durante os quatro meses de vigência.
De acordo com o Observatório Nacional, o horário de verão, que teve início à 0h00 do dia 20 de outubro do ano passado, durou 119 dias. Os estados que aderiram foram Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e Distrito Federal. O estado do Tocantins, que aderiu à mudança no ano anterior, optou por não mexer nos relógios.
História
O Horário de Verão foi criado em 01 de outubro de 1931 com o decreto 20.466. Desde 2008, se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. Segundo o decreto, quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.