O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, região centro-sul fluminense, atingiu a marca de 17.402 cirurgias nos cinco anos de funcionamento, completados na última quarta-feira (24). De janeiro a maio deste ano foram 1.646 cirurgias, e de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, é a unidade estadual de saúde com o maior número de procedimentos de média e alta complexidade.
De acordo com a secretaria, o Hospital Dona Lindu é voltado exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de cirurgias ortopédicas. Mensalmente, são feitos 3.140 atendimentos ambulatoriais e 13 mil exames em média. Para isso, a unidade conta com equipe especializada de 89 médicos. Além disso, fez 18 mutirões de cirurgias que beneficiaram 510 pacientes, de 2012 para cá.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, a unidade recebe pacientes de todos os 92 municípios do estado, e se destaca pela qualidade de atendimento. ?É uma unidade de extrema importância, que exerce papel fundamental na redução da espera pela cirurgia ortopédica?, disse ele.
O hospital conta com ambientes climatizados, 68 leitos, quatro salas cirúrgicas, consultórios ambulatoriais e centro de imagens com aparelhos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais. De acordo com balanço do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), nos dois últimos anos, o Dona Lindu apresentou alto índice de satisfação, com média de 98% dos pacientes muito satisfeitos.
A dona de casa Mara Lucia Herdy, de 60 anos, moradora de Maricá, na região metropolitana do Rio, narrou a satisfação da cirurgia no quadril esquerdo, feito em sua filha Manon Herdy, 35 anos, em abril do ano passado, pela equipe médica da unidade. ?A operação foi um sucesso, fui muito bem atendida por todos os seus funcionários. Esse hospital é de primeiro mundo?, elogiou Mara Lucia.
Editor Stênio Ribeirohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-06/rio-hospital-do-interior-reduz-fila-de-espera-de-cirurgias-ortopedicasComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.