Para atender uma demanda reprimida de vários meses, o Hospital Municipal iniciou neta sexta-feira um mutirão para a realização de exames de endoscopia e de colonoscopia. Os pacientes serão atendidos conforme agendamento, em consultas que a partir da próxima semana acontecerão às sextas-feiras, sábados e domingos. Neste primeiro dia de atendimento, foram feitas 10 endoscopias e quatro colonoscopias.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram triados para a realização de endoscopia 400 pacientes, de acordo com um levantamento que abrange os seis últimos meses. Até o dia 30 de março, a expectativa é de 70 deles já tenham sido atendidos. No caso de pacientes com indicação para o exame anterior aos seis meses, a orientação da Secretaria é para que eles voltem a procurar o Serviço Municipal de Saúde para novo agendamento. Em relação à colonoscopia, são 77 pacientes triados relativos aos últimos seis meses.
Para chegar a um ponto de praticamente zerar a agenda, a Secretaria de Saúde continuará fazendo o atendimento durante abril e maio, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos.