O Hospital Municipal de Itapira está investigando, desde esta quinta-feira, 20, um caso suspeito de chikungunya. A paciente, de 40 anos, moradora nos Prados, esteve neste mês na Bahia, onde há um grande número de portadores da doença, e apresentou os primeiros sintomas quando ainda estava naquele Estado. Atualmente, ela está em casa em recuperação.
A paciente inicialmente foi atendida na Santa Casa de Itapira, para onde se dirigiu ao retornar de viagem. A princípio, ela suspeitava de uma forte gripe, mas, ante a evolução dos sintomas, decidiu procurar atendimento médico na Santa Casa, onde ficou internada entre domingo, 16, e terça-feira, 19.
Como a suspeita de dengue não se confirmou em um primeiro momento, a Vigilância Epidemiológica de Itapira informou que a equipe médica da Santa Casa sugeriu a realização de exame específico para apurar a ocorrência de chikungunya, tendo em vista o histórico de viagem da paciente à Bahia. Utilizando amostra de exame coletado durante sua internação na Santa Casa, o Hospital Municipal fez um teste rápido que apontou para chikungunya. Entretanto, para finalizar o diagnóstico, amostras de sangue da paciente foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz nesta quinta-feira. O resultado deve sair nos próximos dias.
Mesmo antes da confirmação do resultado, a Vigilância Epidemiológica, seguindo diretrizes da Secretaria de Saúde de Itapira, fez o bloqueio na casa da paciente e de sua mãe, onde ela havia permanecido durante alguns dias após registrar os sintomas da doença, e nos arredores dos dois imóveis ontem e hoje. A mesma providência foi tomada em relação ao local de trabalho da paciente. Este é o único caso suspeito de chikungunya em Itapira.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.