A partir de abril um novo equipamento laboratorial entra em operação no Hospital Municipal de Itapira. O Laboratório de Análises Clínicas da Secretaria de Saúde, instalado no prédio, passa a contar com um equipamento da marca Vitros 350, da Jhonson & Jhonson. O investimento para a aquisição, por meio do sistema de comodato, junto ao Centro Químico Campinas é de R$ 465 mil.
Utilizado para realização de vários exames laboratoriais, o Vitros 350 é um equipamento de última geração, sendo utilizado apenas em hospitais de primeira linha, como o Albert Eintein, em São Paulo. Na microrregião, Itapira será a única a utilizar sua alta tecnologia com método da química seca. Isso garante economia na operação pela redução dos resíduos e não geração de lixo tóxico, o que diminui os gastos com descontaminação e destinação dos detritos.
Além da precisão, outra grande vantagem da nova aquisição será a agilidade nos resultados dos exames de bioquímica, tons seletivos e PCR quantitativo, que não era realizado antes no HMI. O equipamento fará com que o laboratório supere os 18 mil exames analisados ao mês. São 15 mil da rede básica e 3 mil do Hospital Municipal. Outro benefício que vai agilizar o processo é o envio direto, por “interfaceamento”, para as unidades da rede básica sem a necessidade de digitação.