Mesmo estando fora de Itapira há quatro décadas, José Jercoles Modonezi Filho, o Chu, 62, não esquece suas origens. Sempre que pode se desloca de Campinas até sua terra natal para rever amigos e matar a saudade dos bons e velhos tempos.
Apesar de ter deixado a cidade há 40 anos, sua ligação com tudo que deixou por aqui é muito forte. “Deixei Itapira faz 40 anos”, lembra. “A ligação com a família, com amigos é muito grande e a saudade também”.
Formado em Educação Física, mas atuando no ramo imobiliário, Chu saiu de Itapira em 74 com destino a Santo Antonio de Posse-SP, de onde seguiu para Jaguariúna-SP, até se estabelecer em Campinas-SP. “Meus filhos foram crescendo e precisei procurar um lugar apropriado para que pudessem seguir nos estudos e ingressar no mercado de trabalho”, explica.
Dos tempos de juventude em Itapira guarda muitas recordações e boas amizades e, principalmente, os tempos de ginásio. Como quase todo itapirense de sua geração, frequentou os bancos escolares do IEEESO (Instituto de Educação Estadual Elvira Santos Oliveira). “Vou para Itapira sempre que posso e quanto mais é melhor”, frisa.
Chu chegou a integrar a equipe juvenil de atletismo da escola e a disputar algumas provas contra outros colégios. “Cheguei a integrar a equipe juvenil, mas por poucas vezes”, frisa. “Fazia as provas de 75 metros e de salto em distância”.
A família foi construída através do casamento com a paulistana Márcia. O casal tem três filhos: Márcio, Danilo e Fábio. “Dois são casados e um é solteiro”, conta o futuro vovô, que em breve verá a família aumentar. “Vou ser avô em outubro, quando nasce filho do Danilo, que é o do meio, vem aí mais um homem”.
Saudade de sua terra ele diz que tem até de sobra. “Morro de saudades de Itapira e penso que quando der voltarei sim”, planeja. “Ou melhor, o mais rápido possível”.