Por iniciativa da área de Direito do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), aconteceu no dia 26 de agosto uma palestra no auditório do Salão do Juri, intitulada “Terceirização - do TST ao STF”, proferida pelo advogado Agostinho Zachin Pereira. Segundo informou a direção do IESI, trata-se de um tema bastante atual e que deverá provocar ainda muitos debates no mundo jurídico e por isso mesmo selecionado para que os estudantes do curso de Direito pudessem se aprofundar no assunto. Participaram cerca de 200 estudantes.
Durante aproximadamente 90 minutos, o palestrante fez um apanhado geral a respeito da estruturação do Poder Judiciário, aprofundando-se nos aspectos legais e processuais das formas como poderão ser colocados em andamento os mecanismos que poderão conduzir a um processo de terceirização os Tribunais Superiores. Por se tratar de um tema bastante específico, Agostinho Pereira procurou enfatizar os ramos de atividades, atividades fim e atividades meio, bem como analise de todos os itens da Súmula 331 do TST, na qual o assunto é tratado. Explanou também sobre as divergências de opinião que o tema provoca até mesmo no STF, mais alta instância do poder judiciário brasileiro, devido à sua complexidade.
O palestrante exibe um currículo invejável e por isso mesmo acabou atendendo às expectativas iniciais dos organizadores. Ele é graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP desde 1990, integra o Comitê de Legislação e Recursos Humanos da American Chamber of Commerce, de Campinas, e é sócio do escritório de Advocacia Lemos Associados desde 1994. É ainda professor nas disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Internacional Público em cursos preparatórios para as carreiras jurídicas .
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.