A direção do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) reuniu na noite de quinta-feira, 19, professores e estudantes quartoanistas das áreas de Gestão em Recursos Humanos e Direito e Administração, além de autoridades e convidados para a realização de uma cerimônia em comemoração aos resultados que a escola obteve na avaliação do ENADE9 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O exame foi realizado em 2012, quando foram avaliados em todo o Brasil cursos de bacharelado nas áreas de Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; que conferem diploma de tecnólogo em: Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.
Embora não seja obrigatório, o ENADE vem se firmando como mais um dos sistemas de avaliação do MEC (Ministério da Educação) , como por exemplo o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que após forte resistência inicial das partes interessadas, acaba ganhando status de referencial de qualidade para escolas e instituições bem avaliadas.
Numa escala que vai de zero a cinco, Gestão de Recursos Humanos e Direito tiveram nota 4,considerada muito boa e Administração teve a nota máxima, merecendo, por exemplo, uma menção toda especial no famoso anuário da Editora Abril (Guia do Estudante) deste mês, sendo listada em primeiro lugar no ensino de Administração segundo o ENADE numa extensa relação onde figuram algumas das mais importantes universidades brasileiras.
O encontro no IESI atraiu os vereadores Carlos Alberto Sartori (PSDB), que compôs a mesa principal, Marcos Paulo da Silva (PRB) e Pedro Stringuetti (PPS). Destaque ainda para a presença do diretor Willian Antonio Zacariotto; do coordenador pedagógico , professor José Francisco Martinez, a coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos do ano de 2012, professora Valéria Boretti; professor José Ricardo Gomes Ferreira, atual coordenador; professora Denise Souza Ribeiro, coordenadora do Curso de Direito, e professora Maria Rosa Sequeira de Velardo, coordenadora do Curso de Administração.
Esta última, em seu pronunciamento, lembrou que apesar da importância dos feitos dos alunos, ela entende que a nota máxima deve ser analisada sob um prisma bastante diverso, acrescentando que não foi uma conquista circunstancial nem de grupos, mas resultado de uma conjugação de fatores entre os quais os esforços de autoridades, educadores e pessoas envolvidas com o árduo processo de melhorias do sistema educacional do País. “É a lógica do pensamento que faz com que triunfemos, não o processo de ‘decoreba’”, defendeu.
O diretor Willian Zacariotto agradeceu a presença de todas as pessoas presentes e dedicou os elogios das notas obtidas primeiramente para o esforço dos estudantes e depois para a qualidade do corpo docente da escola. Garantiu que o resultado foi fruto de muito esforço e metodologia de ensino, mostrando-se orgulhoso pelo fato do resultado do curso de Administração em particular, ter sido ainda melhor do que o obtido pela entidade mantenedora, a UNIP.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.