Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Abril de 2025
Notícia
07/01/2015 | Imagem de São Sebastião será destaque das comemorações do aniversário do Rio

No aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro, a ser comemorado no próximo dia 20, destaque da festa que homenageia o padroeiro São Sebastião será a imagem restaurada que Estácio de Sá trouxe ao fundar a cidade. A peça histórica fica sob a guarda dos frades Capuchinhos.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro deu início hoje (7) à tradicional trezena, peregrinação que começa treze dias antes do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, e, no dia 11, a imagem restaurada será exposta na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, zona norte da cidade.

O santo de madeira recebeu dez camadas de tinta ao longo dos anos, retiradas em restauração que demorou mais de oito meses. Detalhes como a costela e o umbigo do santo foram encontrados no processo, que identificou estilo renascentista germânico e madeira provavelmente portuguesa na imagem. Toda a restauração foi custeada por fiéis: a imagem foi exposta pela primeira vez no último Natal.

"Está sendo apresentada ao povo a imagem histórica, sinal [que evoca nos dias de hoje a época] de quando o Rio começou", disse o arcebispo, cardeal Orani Tempesta. E acrescentou: "Faz parte da nossa memória e representa um pouco da nossa vida".

Na abertura da trezena, o arcebispo visitou o Instituto Nacional de Câncer com uma réplica da imagem de São Sebastião. Acompanhado do diretor-geral do hospital, Luiz Antonio Santini, o cardeal visitou a pediatria e as enfermarias, cumprimentou profissionais e pacientes e tirou fotografias com fiéis. Hoje ainda, o cardeal vai para o Hospital Souza Aguiar e o último compromisso será na sede do Comitê Rio 450, na zona sul.

Também estão previstas na programação da trezena visitas a instalações do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (Degase), ao complexo penitenciário de Bangu, ao Quartel-General da Polícia Militar, ao Maracanã, ao Cristo Redentor e a diversos hospitais, asilos, cemitérios e igrejas da cidade.
 

Editor José Romildo

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-01/imagem-de-sao-sebastiao-sera-destaque-das-comemoracoes-do-aniversario-do-rio

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1506 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções