Nilton Domingues Peres (Panhola) 634 votos
Silvia Maria Tofanello Sanches Venturini 557 votos
Danilo Ventura 524 votos
Ana Helena Cremasco 513 votos
Andresa de Fátima Magyori de Mattos 451 votos
O Conselho Tutelar é um órgão previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e tem a atividade básica de zelar e fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes. Segundo previsão legal em cada Município haverá no mínimo 01 Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de 03 anos permitida uma recondução.
Na sociedade é indispensável a figura do Conselheiro Tutelar, pois será ele ou através dele que a sociedade será ouvida nos casos em que envolvem crianças e adolescentes.
Serão os conselheiros que atenderão e aconselharão os pais ou responsáveis; poderão requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Será através dele que as demandas serão encaminhadas aos seus destinatários como, por exemplo, se o fato comunicado constituir infração administrativa ou penal contra direitos da criança ou adolescente será cientificado o Ministério Público. Também no que tange a parte de políticas públicas, o Conselho tutelar assessorará o poder executivo na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento direcionados a criança e ao adolescente. Inicialmente também é sua competência até mesmo afastar do convívio familiar o autor de alguma infração praticada junto aos seus entes, dentre tantas outras funções previamente estabelecida no estatuto.
É possível observar que o trabalho do conselheiro tutelar deve responder aos anseios e às necessidades de uma sociedade organizada, e nada mais reflete essa responsabilidade como a escolha dos membros, periodicamente, através de votação secreta.
Onze candidatos formam classificados para buscarem o apoio popular. Desses, cinco foram escolhidos.
A importância desse processo eleitoral é fundamental para o desenvolvimento cidadão. Deveria ser estendido para outros organismos da nossa sociedade. Aqueles que dependem não só dos conhecimentos, da boa vontade, mas, sobretudo, do comprometimento.
A eleição transcorreu tranquila. O único incidente que o Portal tomou conhecimento, foi um grupo de jovens que compareceu para votar, todos em uma Kombi, dando a entender à fiscalização de que se tratava da ação de algum candidato para angariar votos. O acontecimento mostrou a preocupação da instituição em garantir a lisura no processo de votação.