Com intensa participação dos cerca de 750 colaboradores, foi concluída ontem à tarde na sede da empresa, a 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente da IMBIL. O evento deste ano trouxe como tema “Cuide de si. Cuide do outro. Deixe que os outros cuidem de você”.
Segundo a engenheira ambiental e da equipe de coordenação da SIPTMA, Fernanda Regina Antonio, o tema foi propositalmente escolhido para mostrar a importância do trabalho coletivo para a prevenção de acidentes. A ideia de promover uma sinergia entre a questão ambiental e a questão da prevenção de acidentes, segundo ela, deve-se à priorização por parte da direção da empresa de um trabalho permanentemente voltado para a questão da conscientização ambiental entre os diversos colaboradores, uma forma de estar sempre em sintonia com questões relativas à comunidade.
Não por acaso na segunda-feira, dia de abertura da Semana de Prevenção, a Ascorsi (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) enviou um representante para falar sobre os projetos desenvolvidos pela entidade, notadamente na área de reciclagem de materiais. Segundo Fernanda, como resultado prático, os colaboradores adquiriram informações valiosas, sendo que alguns deles chegaram a inquirir o palestrante convidado a respeito das datas de coleta. “Trata-se de uma abordagem bastante oportuna já que internamente nós temos esta preocupação de separar os diferentes matérias para descarte”, ponderou.
O responsável pela setor de Recursos Humanos da IMBIL, Edson Xavier, revelou que a Semana Interna foi prorrogada neste ano para novembro - normalmente ocorre em setembro - devido ao processo de auditoria que a empresa vinha sendo submetida neste segundo semestre. Segundo ele, neste ano, particularmente, foi decidido dar uma oportunidade para que colaboradores da própria empresa participassem como palestrantes. A exceção ficou por conta do dia da abertura e do encerramento, quando foi convidada a empresa Ramazzini Consultoria para falar sobre a questão da utilização correta dos equipamentos de Proteção Individual. “Este é um assunto que a gente sempre retoma. Por mais que a gente fale, sempre tem um ou outro que acaba se descuindando. Por isso é importante estar falando sempre”, concluiu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.