Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2025
Notícia
07/06/2014 | Inaugurada estátua em homenagem ao grande capitão Bellini.

 

 

Neste sábado, 7 de junho de 2014, Hideraldo Luiz Bellini completaria 84 anos. 

A data não passou em branco. Itapira ofereceu ao grande capitão uma estátua em tamanho natural na entrada principal da cidade.

A partir das 16h os admiradores do capitão começaram a chegar à entrada de Itapira pela rodovia SP-147, na Av. Armando Salles de Oliveira, continuação da Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, local onde seria descerrada a estátua.

Por volta das 16h45min, contando com a participação da Banda Lira Itapirense, regida pelo maestro Perina, foi aberta a solenidade com a palavra do prefeito José Natalino Paganini, na sequência falaram Carlinhos Sartori, presidente da câmara, Barros Munhoz, deputado estadual e líder do governo Alkmin e Giselda Bellini, esposa do capitão Bellini.

Participaram da homenagem além da esposa Giselda, os filhos Hideraldo Luiz Bellini Júnios, Carla Bellini, familiares residentes em Itapira, amigos, admiradores, os vereadores Mauricio de Lima, Pedro Stringuetti, Juliano Agua Suco, Joilson Militão da Silva, Luiz Machado e Marcos Paulo da Silva, os secretários João Bozzi, Carlos Jamarino, Luiz Domingues, Marcelo Dragone Iamarino, Eliana Assugeni Sobreiro Dias, Adolfo Santa Lucia Júnior, Rosa Ângela Iamarino.     

O monumento foi doado ao município por um grupo de itapirenses.

Bellini nasceu em Itapira em 7 de junho de 1930 e faleceu em São Paulo em 20 de março deste ano. Ele foi o capitão do time brasileiro que conquistou a primeira Copa do Mundo, disputada em 1959 na Suécia. Naquela vitória, Bellini notabilizou-se ao erguer a taça Jules Rimet, então em disputa, logo após recebê-la das mãos do rei da Suécia. O gesto começou a ser imitado nos anos seguintes e tornou-se uma prática mundial, inclusive em outros esportes, como tênis e automobilismo, entre outros.

A estátua representa exatamente o momento em que Bellini ergueu a taça em 1958. Ela tem cerca de 2,5 metros de altura. Foi confeccionada pelos artistas Clóvis Yamin e Rubens Barros. A fundição ficou por conta de José Carlos, da Fundição JR. À noite a estátua é iluminada.

Fotos: Renato Silva
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1627 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções