O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação de preços da cesta de consumo de pessoas com mais de 60 anos de idade, registrou inflação de 1,33% no primeiro trimestre deste ano. A taxa é inferior ao 1,68% registrado no último trimestre de 2011, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, o principal responsável pela queda do índice foi o grupo dos alimentos, cuja taxa caiu de 2,38% no quarto trimestre de 2011 para 0,65% no primeiro trimestre deste ano. Esse comportamento foi influenciado pelas quedas de preços de carnes, aves e ovos, além da redução da inflação para as frutas.
Em 12 meses, o IPC-3i acumula alta de 5,31%, variação inferior aos 5,5% registrados pelo Índice de Preços ao Consumidor geral, o IPC-BR, no mesmo período.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.