A região montanhosa de Amparo e dos demais municípios do Circuito das Águas Paulista produzem um volume significativo de café, cerca de 300 mil sacas por ano. A qualidade do produto determina o valor da saca paga ao produtor tanto pela qualidade física (defeitos e sujeiras) como pela bebida.
O 7º Concurso de Qualidade do Café de Amparo e Região está com inscrições abertas. O produtor tem até o dia 27 de setembro para entregar uma amostra de 2 (dois )Kg representativa de um lote de 8 (oito) sacas ou de 2 (duas ) sacas.
Os concursos têm estimulado a comercialização de cafés de qualidade, e, em outras oportunidades, cafés da região foram apreciados na Itália, nos Estados Unidos e nas cafeterias especializadas de São Paulo e Belo Horizonte. É um mercado que os produtores vêm conquistando, um mercado de poucas sacas, mas muito cobiçadas e valorizadas.
De acordo com o Sindicato Rural de Amparo, mesmo que não vença é importante que o produtor conheça a bebida, a classificação de seu café, dos talhões que compõem sua plantação. Ele pode se surpreender, ou com poucos acertos melhorar sua classificação e sua remuneração
Para mais informações entre em contato com o Sindicato Rural de Amparo, pelo telefone (19) 3808-7600 ou [email protected]) ou na Casa da Agricultura do seu Município.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.