Em comemoração ao primeiro ano de atividades do Instituto Samaritano de Proteção Social, um Culto Solene de Ação de Graças realizado neste dábado, às 19h, na sede do instituto, que fica à ruá João Batista Rocha, 10, no bairro Della Rocha I. A celebração é aberta a toda a população.
A solenidade reuniu todas as pessoas envolvidas no trabalho em prol dos moradores de rua, que já somou mais de 2000 atendimentos entre alimentação, higiene, encaminhamentos hospitalares, tratamento de saúde, dentre outros. Esteviveram presentes a diretoria do Samaritano, o Conselho da Igreja Presbiteriana Central de Itapira, o Conselho de Pastores de Itapira, autoridades, parceiros, voluntários e assistidos.
De acordo com o presidente do Samaritano, Paulo Anacleto, dentre as atividades desenvolvidas no instituto estão o apoio espiritual, a capacitação profissional e o apoio ao contato com a família, além do fornecimento de alimentação e higiene pessoal. “Nossa intenção é resgatá-los e tirá-los da rua, inserindo-os novamente na sociedade”, afirmou Anacleto.
O presidente também adiantou que o atendimento pernoite, que hoje é feito em um espaço cedido pela Prefeitura, será centralizado no Instituto a partir do dia 4 de novembro. “Esse é um projeto emergencial. A longo prazo temos o projeto de construir um amplo espaço, totalmente ecológico, para centralizar todo o atendimento”, explicou Paulo.
Com a mudança, o atendimento aos assistidos que é realizado no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) será todo feito em um único local. “Uma assistente social irá se dirigir diariamente até o local e fará o atendimento aos moradores de rua. Isso vai facilitar todo o trabalho de centralização de informações sobre os assistidos”, explicou Anacleto.
Atualmente, o trabalho de assistência aos moradores de rua acontece no Albergue da Prefeitura, juntamente com o CREAS e o Instituto Samaritano, que conta também com o auxílio de diversas igrejas e pastorais de toda a cidade, além de parceiros e voluntários.
Instituto foi criado há um ano para oferecer assistência aos moradores de rua