Os alunos da Escola Interativa mais uma vez obtiveram destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e conquistaram o primeiro lugar dentre as escolas participantes de Itapira em 2012. Foi a sétima vez que a Interativa liderou o ranking naquele que é considerado o maior vestibular do país.
A nota geral das proficiências analisadasfoide 626,25,e destaforma destacou a Interativa no âmbito do Estado de São Paulo ao conquistar a 112ª colocação dentre todas as unidades escolares paulistas.
Além disso, a escola itapirense atingiu a 347ª posição em um universo de 11.239 escolas de todo o Brasil. O desempenho acima da média colocou a Interativa entre as líderes no ensino na região da Baixa Mogiana.
Ante ao exame anterior, a escola melhorou o seu desempenho em 8,7 pontos, um avanço bastante considerável.
“Vale lembrar que a adesão dos nossos alunos foi de 100% dos concluintes do ensino médio de 2012, isto é, 22 estudantes participaram do exame”, informou a diretora pedagógica Maria Suely Cescon Sartori.
A nota total levou em consideração o desempenho dos alunos nas avaliações de Ciências Naturais, Ciências Humanas, Linguagem e Códigos, Matemática e Redação.
A nota individual de cada aluno serve para o cômputo geral para o ingresso nas universidades federais por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação.
“O desempenho dos alunos da Interativa no Enem foi muito satisfatório, o que amplia a nossa responsabilidade para com um ensino comprometido com a qualidade, sempre”, observou a diretora Suely, uma defensora do Enem.
Para ela, o exame vem sendo aperfeiçoado ano a ano e possibilita parâmetros para os investimentos necessários ao ano letivo de 2014. “No entanto, defendo que o Enem seja aplicado desde o primeiro ano do ensino médio, sendo que a nota média dos exames seja referente aos três anos desta etapa”.
A diretora pedagógica da Interativa ainda explicou que o Enem no passado priorizou questões mais interpretativas do que conteúdos mais programáticos. Hoje valoriza tanto a interpretação como o conteúdo. “É uma avaliação que requer muita preparação física e mental dos alunos”, aludiu. “Daí se depreende o quanto estavam preparados devido ao excelente desempenho que obtiveram”.
Como sempre faz todos os anos, Suely parabenizou aos professores desde o fundamental até ao ensino médio. “O sucesso é uma somatória de ações e de pessoas, cujo conjunto se aprimora ao longo de todas as séries”, concluiu a diretora.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.