Com Alckmin e Munhoz, Paganini adere a programa para elaborar plano de saneamento
Em cerimônia em São Paulo que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, e do governador Geraldo Alckmin, o prefeito José Natalino Paganini confirmou a adesão de Itapira ao Plano de Saneamento do Estado, que está sendo implantado nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Mogi Guaçu (UGRHI 9) e do Alto do Paranapanema (URGHI 14). A medida antecipa determinação da legislação federal 11.445/2007, que trata da obrigatoriedade de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) em todos os municípios da federação a partir de 2014. O prefeito esteve no evento acompanhado pelo vice-prefeito e presidente do Saae, Antonio Eduardo Boretti.
Com o Plano Municipal de Saneamento, os municípios terão condições de organizar suas ações tanto em relação a água e esgotos como a limpeza urbana, coleta de lixo e drenagem de águas pluviais. A elaboração e implantação do plano é exigida pela Lei Federal nº 11.455/07, que estabelece ainda que a o cumprimento da medida é necessário para credenciar o município a receber recursos estaduais e federais para o setor.
No evento, Paganini assegurou a presença de Itapira no Programa Estadual de Apoio Técnico à Elaboração dos Planos Municipais e Regionais de Saneamento, aplicado às duas bacias. “É um trabalho grande que iremos desenvolver com o apoio do governo do Estado e que vai trazer para Itapira uma organização muito mais eficiente neste setor”, afirmou o prefeito. O deputado Barros Munhoz lembrou que naquele momento o Estado de São Paulo estava vivendo uma ocasião histórica: "em breve o Estado terá 100% de água tratada, 100% de esgoto tratado e 100% do lixo coletado e corretamente descartado. A hora é agora. Vamos aproveitar essa fase e fazer de São Paulo um exemplo para o Brasil".
Serão investidos no programa pelo governo do Estado mais de R$ 11 milhões. "Investimento de forma planejada, adequada e com rigor", ratificou o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Edson Giriboni, ao discursar durante o evento.