A partir do próximo ano, os itapirenses contarão com acesso a uma faculdade virtual gratuita com a conquista de um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) para Itapira. A assinatura do termo de acordo e cooperação entre as partes foi feita essa semana pelo Prefeito Toninho Bellini e pela Secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini. “É mais uma importante conquista que evidencia nosso compromisso com a Educação, agora no Ensino Superior. Temos a certeza que essa universidade impactará positivamente a vida de muitos itapirenses que aguardavam uma oportunidade como essa para iniciar uma graduação”, afirmou Bellini.
A previsão é que ainda no primeiro trimestre de 2022 sejam anunciados os vestibulares para os cursos ofertados pela instituição: Eixo de Licenciaturas - Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Letras - Habilitação em Língua Portuguesa; e Eixo de Computação - Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação.
Grande parte do curso é realizado em plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.
Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre a plataforma virtual.
Em Itapira, o polo será na antiga sede da EMEB “Dona Izaura da Silva Vieira”, situada à Rua Coronel Francisco Vieira, n° 143, bairro Cubatão. O município será responsável por ofertar os recursos humanos necessários, os equipamentos de informática e toda a infraestrutura necessária.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.