Faleceu aos 79 anos de idade na tarde deste domingo, 09 de setembro, na Santa Casa de Misericórdia de Itapira o empresário Vladimir Siqueira. Seu falecimento ocorreu em decorrência de algumas complicações de seu quadro de saúde, que já estava abalado desde alguns meses atrás segundo informações da própria família. Fundador da IMBIL, empresa que hoje figura entre as quatro mais importantes da cidade e uma das principais de todo o Brasil em seu segmento ( de fabricação de bombas e válvulas industriais para atendimento da necessidade de diversos setores da economia), Siqueira tinha , apesar da discrição com que transitava no meio social local, participação ativa em várias frentes. No campo da benemerência era assíduo colaborador de várias entidades e chegou a presidir a APAE no triênio 2007/2009. Foi ainda vereador e vice-prefeito da cidade (de 1989 e 2003), quando José Roberto Barros Munhoz governou o município.
Deixa a esposa Dona Elza Barizon Siqueira , os filhos Maria da Penha, Salua, Vladimir Junior e Vladislav. Seu corpo está sendo velado na sede da Imbil e o sepultamento previsto para às 10h00 desta segunda-feira no cemitério municipal da Saudade.
Em 16 de junho passado teve sua última aparição pública, quando foi protagonista da festa de 35 anos de fundação da Imbil, realizada na própria empresa e que recebeu centenas de colaboradores, familiares e amigos de toda espécie. Desde então vinha sendo submetido a constantes e cada vez mais freqüentes cuidados médicos.
O atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado José Antonio Barros Munhoz expressou ao Portal Cidade de Itapira seus votos de pesar. Segundo ele Itapira perdeu um dos empreendedores mais importantes de sua história, equiparando seu trabalho ao de outros empresários que deram formato ao atual parque fabril do município, como Virgolino de Oliveira, Funabashi Tokuji, João Nogueira de Freitas, João Maria Stevanatto entre tantos outros.
Munhoz classificou o empresário como sendo “ uma pessoa fantástica para a cidade”. Disse que em sua infância já o conhecia, lembrando que àquela época Vladimir Siqueira era um exímio nadador e praticante da modalidade “numa época em que não existiam piscinas”. “ Muitas vezes eu o assistia mergulhando no Ribeirão da Penha para se exercitar”, relembrou.
Munhoz conta ainda que em sua fase adulta, mais especificamente quando retorno a Itapira em 1976 com a pretensão de disputar a eleição para a Prefeitura teve no empresário um ombro amigo. “ Se não foi o primeiro, certamente foi um dos primeiros empresários a abraçar minha candidatura”, observou. O Deputado fez ainda questão de mencionar que a ele, particularmente, chamou a atenção o fato de Siqueira, oriundo de família humilde, quando conseguiu por obra de seu trabalho e de seu talento empresarial obter visível prosperidade , construiu em plena Vila Ilze, local onde já morava, “a casa mais bonita de Itapira”. “Numa situação destas o normal é a pessoa ir morar longe, num local mais valorizado. Mas ele ( Vladimir) deu mostras de sua personalidade ao permanecer junto de seus amigos”, comentou.
Munhoz disse ainda que guarda com orgulho a ocasião quanto pessoalmente influenciou a indicação do nome de Vladimir Siqueira para ser vice-prefeito na chapa encabeçada por seu irmão Bebeto Munhoz. “ Foi um nome consensual que foi aclamado por todos nossos companheiros”, relembrou. “ Vladimir Siqueira cumpriu com dignidade seu papel de chefe de família, de empresário e antes de mais nada uma pessoa sensível às causas comunitárias. De forma anônima na maioria das vezes ajudava às nossas entidades assistenciais.. Vladimir fez valer a sua vida que teve”, arrematou
Vladimir Siqueira
(*) 16.06.1933 / (+) 09.09.2012
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.