Com a presença de um grande número de mães e alunos, além de professoras e diretoras da rede municipal de ensino, o prefeito José Natalino Paganini assinou nesta sexta-feira, ao lado do deputado Barros Munhoz e da secretária municipal de Educação, Flávia Rossi, no CEI "Wilma de Toledo Barros Munhoz", a ordem de serviço para a construção da creche-escola do Parque Felicidade II. Com esta, já são três unidades com obras autorizadas e iniciadas, dentro de um pacote acordado com o governo estadual para a construção de cinco creches-escolas. Nas próximas semanas, deverá ser assinada a ordem de serviço da unidade do Cubatão, uma vez que a creche-escola de Loteamento José Tonolli já está sendo erguida.
Com a construção de creche-escolas e com medidas administrativas determinadas por Paganini, Itapira está se aproximando do objetivo de zerar o déficit de vagas em creches, um meta que poucos municípios do Brasil podem vir a alcançar. Para chegar a esta nova realidade nas creches municipais, Paganini determinou a abertura de novas vagas nas creches já existentes, através do remanejamento de turmas, e assinou convênios com o Lar Gracinda Batista e o Educandário N. S. Aparecida, onde foram abertas vagas para alunos da rede municipal de ensino.
As medidas permitiram que desde o início deste ano fossem chamados para matrículas em creches mais 425 alunos além do que já estavam inscritos. As matrículas foram feitas seguindo o Cadastro Único de Creches, que foi criado pela Secretaria Municipal de Educação para organizar a lista de interessados. Para garantir transparência ao processo, o Cadastro Único de Creches foi enviado ao Ministério Público e a chamada para inscrições foi feita através de publicação no Jornal Oficial do município.
A construção de creches-escolas está dentro do programa para zerar a fila. Com apoio do deputado Barros Munhoz, Paganini obteve do governador Geraldo Alckmin recursos para a construção de cinco creches-escolas. Elas serão erguidas em Barão Ataliba Nogueira, no conjunto Flávio Zacchi, no Parque Felicidade II, no Cubatão e no Loteamento José Tonolli, ao custo médio de cerca de R$ 1,5 milhão cada uma. Juntas, elas irão gerar aproximadamente mais 500 vagas para as crianças itapirenses. "Estamos chegando perto de atingir um objetivo histórico, que é o de garantir vagas para todas as famílias que delas necessitam, ajudando assim, de forma significativa, as mães trabalhadoras itapirenses", afirmou o prefeito.
Para Maria Carolina Piva Turatto, mãe de aluna do CEI "Wilma Toledo BArros Munhoz", a nova creche-escola deverá seguir o padrão de qualidade que ela já encontrou nas escolas frequentadas por sua filha. Ela lembra que tanto na Creche "Hélio Pegorari" como na escola atualmente frequentada por ela, sempre encontrou atendimento de alto nível. Por esta razão, ela analisa positivamente o trabalho do prefeito Paganini nesta área. "Estou muito feliz com o trabalho dele", afirmou.