Itapira marcou presença no lançamento da 3ª Olimpíada da Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro, realizado na segunda-feira, 19, na sede do Banco Itaú, em São Paulo. O município foi representado pela secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi, e as diretoras de Emefs. O evento contou com as presenças do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e do secretário nacional de Educação Básica, César Callegari.
A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O projeto realiza ações de formação de professores e promove um concurso bienal de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o País, tendo como participantes alunos do 5º ano de Ensino Fundamental até o 3º ano de Ensino Médio.
Ana Lúcia ressalta que, valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada adota o tema “O Lugar Onde Vivo”, que estimula o aluno a resgatar histórias, estreitando vínculos com a comunidade e aprofundando o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania. Os gêneros literários em disputa e sua divisão por segmentos estão definidos da seguinte forma: Poema- 5º e 6º anos; Memórias Literárias- 7º e 8º anos; Crônica- 9º ano e 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de Opinião- 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A secretária lembra que Itapira participa da iniciativa desde sua primeira edição. Ela informa que o prazo para a adesão de secretários municipais e professores irá até o dia 25 de maio. “Após essa data, serão definidos maiores detalhes sobre a participação dos alunos e as demais etapas do concurso”, acrescenta.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.