Para marcar os dez anos de fundação da Falasp (Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo), Academias de Letras em Itapira, Águas de Lindóia e outras localidades mandaram cunhar medalha que homenageia a professora doutora Raphaela Carrozzo Scardua, que foi uma mulher mais que visionária, estando à frente de seu tempo, pois antecipou a metodologia transdisciplar e dos vieses educacionais. A honraria, que está sendo cunhada no Rio de Janeiro, pela RANDAL, a tradicional fábrica de condecorações nacionais, marca a passagem da professora que formou gerações e gerações de itapirenses, principalmente. Além de educadora, professora Raphaela foi uma mulher de vários perfis: oradora, fazendeira, benemérita, escritora, grande ‘hostess’, promotora da cultura, colecionadora e incentivadora dos neófitos nas artes.
Também o escritor e jornalista Thiago de Menezes, em homenagem póstuma aos 90 anos da emérita mestra e acadêmica, que foi diretora presidente do Instituto Maria Imaculada, entidade mantenedora das Faculdades Integradas MaMedalha do Mérito Educacional Raphaela Carrozzo Scarduaria Imaculada, com cursos em Mogi Guaçu e Piracicaba, e também diretora presidente da Associação Educacional e Assistencial Santa Lúcia, de Mogi Mirim, mantenedora das Faculdades de Administração, Ciências Contábeis e de Direito, está reunindo em livro sua cronologia acadêmica cultural, compreendida entre 1940 e 2007. Sua relação com a mestra é também afetiva, pois conviveu com a mesma últimos dez anos de vida da mesma e a integrou em novos movimentos culturais . Nas lembranças do autor, essa aproximação tem lugar especial e amplia leque para as rememórias do livro que está sendo editado pela Editora ALL PRINT, de São Paulo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.