CONVITE
No próximo dia 02 de abril de 2013 vista-se de azul para você participar do DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO. Convidamos você e sua família para participarem da passeata às 14 horas, saindo da Rua Orestes Pucci, em frente ao Hotel São Paulo, com todos os participantes trajando camiseta azul e balões azuis nas mãos, além de um boton alusivo.
Sua participação será muito importante!!!
Promoção Social visita Associação Fonte Viva e conhece trabalho de perto
Vestida de Azul! É assim que Itapira deve ficar entre os dias 02 e 06 de abril, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado oficialmente no dia 2 de abril, data decretada pela ONU - Organização das Nações Unidas, desde 2008.
O município estará dando apoio através das Secretarias Municipais de Saúde e Promoção Social com iluminação em azul da Casa da Cultura e serão fixados banners alusivos ao evento na Promoção Social e Pronto Socorro do Hospital Municipal. Apoiando ainda o evento estarão os Conselhos Municipais COMDEF (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e CMS (Conselho Municipal de Saúde), com organização da ONG Jardim Raquel.
Estão previstos ainda a distribuição de quatro mil panfletos abordando o assunto do Transtorno Invasivo do Desenvolvimento: Autismo; e mais dois mil panfletos convidando a população em geral para as comemorações (ver convite abaixo).
Vale destacar que este é o sexto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista. Hoje, nos Estados Unidos, estima-se que uma em cada 50 crianças é diagnosticada com autismo, fazendo com que seja mais comum que o câncer infantil, o diabetes juvenil e a AIDS pediátrica juntos. Isso não significa um crescimento da síndrome, mas sim, que cada vez mais, aumenta-se o diagnóstico precoce, trazendo possibilidades para as famílias procurarem apoio e tratamento adequado. O Brasil ainda não possui dados sobre quantas pessoas tem autismo no País.
Fonte Viva
Na última quinta-feira, 27, a diretora de Promoção Social, Eliana Sobreiro Dias, acompanhada da presidente da Associação de Moradores do Jardim Raquel, Maria Ângela Balizoni, visitaram na cidade de Mogi Guaçu, a Associação Fonte Viva, referência regional no trabalho de socialização dos portadores de autismo.
Em setembro de 2001 a Associação de Pais e Amigos do Autista da Baixa Mogiana – Fonte Viva foi oficializada, iniciando suas buscas por financiamento para a criação do NESA (Núcleo de Ensino e Socialização do Autista) com sede em Mogi Guaçu.
Em 2003, nasce o NESA, oferecendo melhores condições de localização para as famílias do município e também da região.
No início do mês, o prefeito José Natalino Paganini assinou dois convênios garantindo o repasse de recursos para as instituições que assistem crianças com autismo.
A Associação Fonte Viva foi uma delas, e passou a receber mensalmente R$ 3.967,43, para atender dois alunos itapirenses. Já a instituição itapirense Vida Ativa, que mantém atendimento a quatro alunos autistas, irá receber por mês R4 4.536,48. Nas duas situações houve reajuste no repasse de 5,84%, de acordo com IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).