Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
21/08/2012 | Itapira também é “Campeã Olímpica”, segundo Rizola Neto

Os últimos 20 dias foram de muita ansiedade para um itapirense em particular, Antonio Rizola Neto. Na qualidade de um dos mais importantes e influentes técnicos de voleibol do Brasil, ele participou como Gerente de Seleções - cargo que ocupa já há pelo menos quatro anos na prestigiosa Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) – da vitoriosa caminhada do Brasil nas Olimpíadas de Londres, que resultou na conquista da medalha de ouro para a equipe feminina e da medalha de prata para a equipe masculina.

De volta ao Brasil desde a última segunda-feira, ele deixou de lado o intenso “oba-oba” que tomou conta do regresso das meninas para curtir os filhos em Belo Horizonte. Falando com exclusividade para o jornal Cidade, Neto Rizola disse que “Itapira também pode se considerar campeã olímpica”, numa alusão à vitoriosa campanha da equipe feminina.

Os aficionados do esporte e apreciadores em geral ainda se recordam nitidamente das condições adversas com que a equipe feminina chegou á decisão da medalha de ouro contra a fortíssima equipe norte-americana (favoritíssima ao ouro). Depois de fracassar no último grande torneio do circuito mundial, o Grand Prix, realizado antes dos jogos olímpicos, a equipe chegou com moral baixo em Londres. Obteve uma classificação para a etapa seguinte às duras penas, favorecida, ironicamente, pela vitória dos EUA sobre a Turquia. Outro resultado teria despachado a equipe de forma vexatória para casa. A partir daí, no entanto, emendou uma sucessão de vitórias, cuja a mais espetacular foi sobre a fortíssima equipe Russa, decidida no tie break.

Neto conta que nem o fato da equipe masculina ter deixado a medalha de ouro escapar em condições também impressionantes contra a mesma seleção russa, abateu o moral do nosso voleibol. “Não houve motivo para qualquer tipo de frustração, pois em duas medalhas possíveis no voleibol indoor (nas quadras) tivemos um ouro e uma prata. Objetivo contemplado, lembrando ainda que na praia o voleibol trouxe ainda mais duas medalhas, uma de prata e outra de bronze”, avaliou. Neto que festejou 54 anos lá em Londres, defende que não se deve atribuir a fatores como sorte e azar ao fato de uma seleção ter chegado com o ouro e a outra com a prata. Em uma competição como jogos olímpicos, o fator sorte tem um percentual muito pequeno. Muitas são as variáveis que influem em uma competição de altíssimo nível técnico, muita tensão e grande desgaste físico. O resultado do masculino foi fantástico dentro das circunstâncias que chegamos na competição, com seus principais e mais experientes atletas se recuperando de lesões e a Rússia sem estes problemas” ensina.

Neto fala ainda sobre a expectativa que se cria com relação à participação brasileira nas Olimpíadas de 2016 que serão realizadas no Rio de Janeiro. Está ciente de que haverá cobrança por somente um resultado, o lugar mais alto do pódio. “A maior pressão por vitória é feita por nos mesmos, profissionais que conduzimos o voleibol com profissionalismo e perseverança. A cobrança da torcida é normal, mas sabemos que não é muito normal um pais participar em 4 olimpíadas consecutivas das finais e ainda mais ganhar. Sabemos que a estrada é complicada, mas já iniciamos o trabalho para 2016 a quatro  anos atrás, alias a muito mais tempo. O fato que deve ser ressaltado é que como nós todos  as demais equipes também trabalham e são  muito capazes”, acautela-se.


Planejamento

Neto tem entre suas atribuições exatamente planejar o futuro do esporte e, portanto, sabe muito bem onde pisa. “Minha função é propiciar as comissões técnicas as condições ideais de trabalho, viabilizando o planejamento feito por eles. Por outro lado, promover ações estratégicas para a continuidade do processo de formação de atletas e técnicos”, esclareceu.
Finalizando, deu uma dica de que tanto Bernardinho como José Roberto Guimarães devem conduzir o processo de renovação visando a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 e que os contatos neste sentido já estão sendo conduzidos pessoalmente por ele. “Estamos negociando com os dois para que permaneçam. A Confederação não tem a menor intenção de substituir ninguém, porem a escolha será deles”, condicionou.

No fim da entrevista, disse que embora suas atribuições lhe privem do contato com os familiares aqui na cidade, está espremendo sua agenda para mais dia, menos dia, dar novamente o ar da graça.

 

Neto na foto oficial da “dourada” equipe feminina de vôlei do Brasil: “Itapira também é campeã”, fez questão de dizer

Fonte: A Cidade

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1658 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções