O adolescente Guilherme Alves de Souza, 12 anos, estudante da 7ª série C da Escola Estadual Professor Caetano Munhoz, foi um dos premiados da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que foi realizada no ano passado. Como recompensa, ele recebeu uma medalha de bronze em cerimônia oficial realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo-SP, no dia 14 de junho. O resultado já havia sido anunciado no início deste ano.
A Obmep é realizada em duas etapas. Na 1ª todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas e é realizada nas próprias escolas, bem como a correção, que segue o gabarito oficial. Logo após, os coordenadores são responsáveis por selecionar os alunos com melhor pontuação para participar da 2ª fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas através da realização de uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.