Por não negar a sua fé diante do Imperador, Sebastião foi condenado à morte, sem direito à apelação. Ele foi amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou. Tão logo se recuperou, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte, que ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
Padroeiro de várias cidades brasileira, o dia 20 de janeiro é feriado na maioria delas. Em Itapira, a Igreja de São Sebastião localizada no Jardim Itamaracá, celebra a data com muita devoção. Depois da procissão, a comunidade realizou a tradicional quermesse.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.