Olá a todos os internautas visitantes do portalcidadedeitapira, de volta para mais um texto para reflexão e obrigado a todos os que sempre lêem meus posts.
O aumento dos vereadores de Itapira e a “nuvem negra” da possibilidade de também aumentarem o número de vereadores, continua sendo ao assunto do dia, e tem que ser mesmo, para que as pessoas possam tornar público a sua posição quanto a isso, mas sobre o aumento já expus minha opinião no texto anterior.
Na atual situação política e econômica Brasileira, sou terminantemente contra o aumento de vagas, seja no legislativo local, estadual e federal, muito pelo contrário, um corte de pelo menos 30 % nesses cargos, acompanhado de uma pequena reforma no modo de eleição e representação, não prejudicaria em NADA o Brasil, que com certeza continuaria andando muito bem. Estes 30 % a menos não nos fariam falta.
O que leva o político Brasileiro a nos custar tão caro e porque eles praticam tantos atos que resultem em benefícios financeiros a si próprios??
Se buscarmos nas origens Históricas da sociedade Brasileira, talvez tenhamos parte da resposta, mas convenhamos, elas serviriam para serem postadas por algum escritor acadêmico, alguém que esteja fazendo pesquisa, e não será difícil encontrar em alguma dessas grandes revistas, reportagens sobre o assunto, preferi tentar as minhas conclusões mesmo, sempre deixando claro que não sou formado em nada, e muito menos dono da verdade.
Penso que em primeiro lugar esteja a Ganância e o desejo de poder:
Político gosta de se sentir importante, a maioria se vê como 90 % autoridade e 10 % Funcionário Público, e para se sentir “poderoso” nada melhor que ter dinheiro, muito dinheiro, para os adversários morrerem de inveja!
Talvez a segunda razão seja “fazer o pé de meia”:
Todo político sabe o quanto é complicado esse meio, sabem que se um adversário conseguir denegrir sua imagem, a próxima eleição já era, daí a idéia de se garantir financeiramente, bem como se preparar para o alto custo da próxima eleição.
Quem sabe mais uma razão não sejam as “contribuições” aos seus partidos, afinal sempre que se descobre que alguém está “trabalhando” sozinho, a coisa fica feia pro seu lado.
Para mudarmos isso tudo, seria preciso participar mais da política, para elegermos não aquele que age como AUTORIDADE, mas aquele que se veja como ADMINISTRADOR e FUNCIONÁRIO, não eleger aquele que AME o dinheiro, mas aquele que VALORIZE o dinheiro PÚBLICO, não aquele que briga mais, mas aquele que respeita mais, e com certeza você saberia criar muitos outros critérios de seleção.
Com a moral da classe política tão em baixa, teríamos que votar em alguém que não pense, não haja e não seja um Político, difícil não???
Pra quem não sabe, o ex-presidente Itamar Franco defendia a candidatura independente como forma de renovação da política (entrevista exibida pela TV Cultura).
Saúde e Paz a todos.
José Carlos Barbieni [email protected]
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.