Olá pessoal, de volta escrevendo mais um capítulo sobre problemas.
Antes de se começar a ter a pretensão de apresentar a tal “receita milagrosa” para resolver problemas, cabe responder a quem porventura questione:
- Mas e quanto a um paraplégico, ou a alguém que tenha um problema de saúde muito grave e terminal, vai dizer que teria como resolver, e se sabe tanto, deveria ser alguém sem problemas não?
Bem, vamos lá... Os passos para resolver, ou evitar um problema, são quase sempre os mesmos, em qualquer época, portanto, se no passado haviam problemas considerados impossíveis de se resolver, com o passar do tempo, passaram a não preocupar mais.
Ao longo da história da Humanidade, doenças foram erradicadas, mistérios foram desvendados, o conhecimento abriu os olhos das pessoas, aprendemos a curar muitas enfermidades, aprendemos que o impossível só existe hoje, amanhã poderá ser corriqueiro, como voar, mesmo que seja usando máquinas.
Respondendo a pergunta, diria que a cura para a paralisia, para o câncer, para a AIDS, certamente virá, é questão de TEMPO, e quanto a não ter problemas, tenho muitos sim e na medida do possível uso o que sei para que ao menos eles não piorem, e igual a uma receita de bolo que pode falhar, nem tudo corre como a gente quer, o que é mais um motivo para se tomar medidas de forma consciente e planejada.
Continuando...
Qualquer dica, receita ou manual de como se resolver problemas, vai começar por aconselhar a procurar EVITAR PROBLEMAS, mas, isso é possível?
Na maioria das vezes sim, é possível de evitar situações que fatalmente vão dar errado, que não vão terminar como se espera, e o grande pulo do gato nesse caso, e o que se chama de GESTÃO DE RISCO.
Quantas vezes você já não disse ou pensou a frase: “Sabia que isso ia acontecer”, se lamentando por ter feito algo, ignorando os riscos que aquilo envolvia, muito embora SOUBESSE dos riscos; Seria risco presumido dirigir em alta velocidade, trabalhar sem equipamentos de proteção, se relacionar com desconhecidos (as), comprar por impulso ou até mesmo comer comida apimentada... Todo mundo sabe que essas e outras atividades podem nos trazer problemas, porém, mesmo assim fazem parte do dia a dia de muita gente, por nem sempre gerar problemas.
Quem dirige com cuidado, respeita regras de segurança, se previne sexualmente e tem uma vida mais equilibrada, terá mais chances de NÃO TER PROBLEMAS PARA RESOLVER, ou no mínimo, terá alguns a menos, gerando comentários de vizinhos e conhecidos, dizendo que pra essa pessoa dá tudo certo, que ela nasceu com sorte e por ai afora.
Pra começar a evitar problemas, é preciso pensar que sorte não existe, o que existe é PROBABILIDADE, ou seja, se algo pode dar errado, com certeza vai dar errado, e é para que isso não aconteça é que devemos trabalhar, o que é relativamente simples, pois, se há o risco de tomarmos um choque, provavelmente tomaremos, mas, se usarmos luvas ou desligarmos a energia, esse problema não acontece.
Os próximos textos trarão os seis passos para se, ao menos, tentar resolver nossos problemas que são: Reconhecer que temos um problema, Identificar a natureza do problema, Entender esse problema, Identificar possíveis soluções, Entender a solução escolhida, Aplicar a solução escolhida e por fim avaliar o resultado obtido, parece complicado?
Até mais!
Gostou? Não gostou? Comente.
A todos muita paz e saúde e proteção.
José Carlos Barbieni – Serralheiro - Técnico em Informática e Administração
Formado na ETEC “João Maria Stevanatto” Itapira-SP
[email protected]