A chegada do 13º salário é uma boa oportunidade para que o consumidor salde dívidas, planeje as compras de fim de ano ou poupe.
Pagamento de dívidas
A dica do Procon-SP é que, ao receber o 13º, o consumidor procure pagar contas atrasadas e guardar o suficiente para quitar as dívidas do início do próximo ano que vem.
Para isso é importante:
· Listar todas as dívidas, como com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, financiamento, dentre ou;
· Aproveitar campanhas de renegociação e quitação de dívidas;
· Priorizar as dívidas que cobram juros mais elevados, como cartão de crédito e cheque especial;
· Antecipar o pagamento de prestações como, por exemplo, as de empréstimo e financiamento, aproveitando o desconto proporcional de juros. Adiantar o pagamento pode ser mais vantajoso que aplicar o valor em caderneta de poupança para o pagamento de futuras parcelas;
· Aproveitar os descontos para pagamento à vista do IPTU e IPVA, podem ser mais vantajosos que pagar em parcelas;
· Lembrar de despesas inadiáveis , como matrícula e material escolar.
· Reservar o valor correspondente à renovação do seguro do automóvel. Caso não seja possível o pagamento total à vista, reserve, ao menos, o valor para pagamento da primeira parcela.
Gastos do final de ano
Com um valor a mais no bolso, muita gente aproveita para realizar sonhos de consumo, como viagem de férias e presentes para parentes e amigos. Mas, antes de gastar o consumidor deve
· Listar todas as despesas do mês e as que envolvem as festas de final de ano, como ceia de Natal, roupa, presentes, e cabeleireiro, dentre outros. Relacionar as pessoas que pretende presentear e estipular valor máximo para os itens.
· Evitar financiamentos, compras parceladas no cartão de crédito e cheques pré-datados. Se não for possível pagar tudo à vista, é bom ter cuidado e verificar o valor da parcelas e taxa de juros cobrada.
Viajar ou poupar
· Ao agendar viagem de, o consumidor precisa calcular os possíveis gastos com hospedagem, passagens, alimentação, seguro viagem, aluguel de automóvel, combustível, pedágios, passeios, lembranças, dentre outros.
· Se decidir investir o 13º salário, ou parte dele, é bom analisar as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo necessário para capitalizar (juntar) a importância desejada, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido. A boa e velha caderneta de poupança pode ser uma opção interessante.
Antecipação do 13º
Alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipação do 13º salário. Mas o Procon-SP alerta:
· Trata-se, na verdade, de um empréstimo que tem como garantia o 13º salário. Por isso é importante não utilizar esse recurso desnecessariamente.
· Só é interessante para quem pretende quitar dívidas que possuem juros altos, como é o caso do cartão de crédito e do cheque especial, por exemplo;
· As taxas de juros podem variar de um banco para o outro e, por ser uma operação de crédito, envolve outras tarifas e impostos. A dica é pesquisar;
· Buscar informações mo Banco Central do Brasil, pelo telefone 0800-979-2345 ou pelo site www.bcb.gov.br para saber quais instituições financeiras estão autorizadas a realizar empréstimos
Em caso de duvidas ou reclamaçao procure o Procon da sua Cidade.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.