O ranking foi baseado em queixas que precisaram de mediação do Procon-SP para serem resolvidas, que somadas a pedidos de orientação e esclarecimentos de dúvidas totalizaram 6.120 atendimentos ao consumidor feitos pelo órgão, só no primeiro semestre deste ano.
Para o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o custo para o consumidor é alto para o retorno muitas vezes dificultado. "O consumidor paga por muitos anos o seu plano e quando mais precisa dele enfrenta obstáculos impostos pelas empresas para dificultar a prestação do serviço, esperando vencer pelo cansaço", comenta.
Consumidores que reclamaram ao Procon-SP enfrentaram problemas como demasiada demora ou impossibilidade em autorizar e marcar procedimentos, como consultas e exames; negativa de cobertura ou reembolso; alterações na rede credenciada sem aviso, tanto em quantidade quanto em qualidade dos prestadores de serviços; além de reajustes de faixa etária em desrespeito ao estatuto do idoso.
RANKING – Planos de saúde mais reclamados
1º GRUPO AMIL (AMIL, AMICO, DIX e MEDIAL)
457
2º GREEN LINE SISTEMA DE SAUDE LTDA
294
3º UNIMED PAULISTANA SOC COOP. DE TRABALHO MÉDICO
166
4º INTERMEDICA SISTEMA DE SAUDE S/A
125
5º SUL AMÉRICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE
109
6º ITÁLICA SAUDE LTDA
55
7º UNIVERSAL SAUDE ASSISTENCIA MEDICA LTDA
48
8º CENTRO TRASMONTANO DE SAO PAULO
42
8º GOLDEN CROSS ASSIST INTERN DE SAUDE LTDA
42
9º BRADESCO SAÚDE S/A
35
10º PREVENT SENIOR – SAMETRADE OPERADORA DE SAUDE LTDA
31
O consumidor que tiver alguma dúvida ou reclamação, procure o PROCON da sua cidade.
Fonte Fundação: PROCON – SP
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