Oficialmente, a entidade Jovem em Ação deu início, na quinta-feira, 17, aos preparativos para comemorar os 20 anos de funcionamento. A referida data assinalou os 19 anos de existência. Fundada em 94, a Jovem em Ação vem se destacando na formação de aprendizes para o mercado de trabalho.
A psicóloga Eliseia Stringuettti Lamari, da equipe administrativa, disse que a maior preocupação na proposta de formulação de um calendário de atividades para celebrar os 20 anos de funcionamento é inserir os familiares dos aprendizes neste processo. “Estamos começando a nos mobilizar para garantir visibilidade nos festejos de 20 anos e queremos a participação não só dos aprendizes, mas também dos familiares”, avisou.
Na terça-feira, 16, por ocasião da formatura de mais uma turma do Copar (Centro de Orientação Profissional e Requalificação Para o Mercado de Trabalho), que reuniu cerca de 35 jovens e seus responsáveis legais, foi reforçado o apelo no sentido de que os familiares possam estar o mais próximo possível das atividades destes aprendizes. “Temos esta preocupação (de atrair pais ou responsáveis) como uma das orientações básicas dentro da nossa ação como entidade de interesse social do município, pretendendo com isso fortalecer os laços com a própria sociedade”, prosseguiu Eliseia. Esses jovens que se formaram passam a ter preferência na inclusão do mercado de trabalho, indo para um estágio acima no processo de formação, quando passam a integrar o Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento de Educação Profissional (PADEP).
Nova Turma
Ao reforçar a importância da atuação do Jovem em Ação dentro do contexto social, Eliseia lembra que em 19 anos de atuação seguramente cerca de cinco mil jovens passaram pelos quadros da entidade. “Desde que passamos a nortear a atuação da entidade conforme a legislação específica para o segmento a partir de 2002 estão catalogados 3.315 jovens”, afirmou.
Nesta semana este número foi ampliado com o acolhimento de uma nova turma, que começa o aprendizado a partir desta segunda-feira, 22. “A maior propaganda que a entidade pode ter são os inúmeros profissionais que galgam posições em diversos segmentos de atividade econômica que um dia passaram pelos nossos quadros e que representam de certa forma o nosso cartão de visitas ao batermos nas portas das empresas parceiras, sem as quais, dificilmente nosso trabalho teria adquirido a dimensão atual”, colocou.