A entidade Jovem em Ação foi protagonista de um encontro realizado no dia 26 de fevereiro, uma quarta-feira, no Clube da Saudade, que reuniu jovens e idosos numa espécie de congraçamento idealizado pela direção do Lar São Vicente de Paula e que contou com apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, Secretaria de Promoção Social e que contou até mesmo com a participação do Fundo Social de Solidariedade, cuja presidente, a primeira dama Sônia Paganini, se fez presente e ficou muito contente com o desenrolar das atividades propostas.
A ideia basicamente simples, foi batizada de 1ª Tarde Interativa da 3ª Idade e reuniu cerca de 300 participantes, a maioria pessoas que recebem atendimento do próprio Lar São Vicente e do Asilo Allan Kardek. O Jovem em Ação enviou estimados 70 aprendizes de ambos os sexos. Coordenados pela assistente social Tatiana Pugina Reatti e pelo professor Felipe Oliveira Morais, os jovens colaboraram na execução de atividades lúdicas, auxiliaram na distribuição dos comes e bebes e alguns ainda fizeram parceria com idosos pré-dispostos a dançar forró ao som da sanfona ao vivo e da música eletrônica executada no local.
Outros órgãos como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e núcleos com trabalhos voltados para a terceira idade também tiveram participação destacada na elaboração da programação levada aos idosos, executando por exemplo, atividades lúdicas.
Tatiana avalia que a experiência foi “bastante enriquecedora” para os jovens. Segundo ela, este contato mais próximo com o público da terceira idade favorece a formação individual de cada um “enfatizando e dando importância também a fatores humanitários que cercam a vida das pessoas e mostrando um aspecto em suja formação de aprendiz que vai além da relação com o mercado de trabalho”, considerou.
Jovens interagiram com público mais idoso durante evento realizado no clube da Saudade