A entidade Jovem em Ação conclui na próxima quinta-feira, dia 31 , o período de inscrições para a formação de novas turmas. Segundo a Psicóloga Eliséia Stringuetti podem se inscrever jovens de ambos os sexos com idade a partir de 15 anos e meio e alertou ainda que ao contrário do que muita gente imagina, entidades com o perfil do Jovem em Ação podem acolher também pessoas que já tenham completado 18 anos de idade. “ A legislação fala que entidades com a atuação voltada para a formação de jovens aprendizes podem acolher pessoas com até 24 anos”, afirmou.
Para fazer a inscrição, as pessoas interessadas deverão retirar uma ficha na sede da entidade ( na antiga estação ferroviária) em horário comercial ( 8h00às 11h30 e das 13h00 às 17h30), levar para casa para preenchimento e devolver impreterivelmente até a próxima quinta-feira.
Todos aqueles que ingressam na entidade passam necessariamente por dois períodos de treinamento, o Centro de Orientação Profissional, Aprendizado e Requalificação para Mercado de Trabalho (COPAR) que propicia um contato mais aprofundado dos aprendizes com relação a uma série de atividades profissionais que permitem que o jovem acolhido esteja preparado para exercer seu primeiro emprego e, depois disso todos estes que ingressam no mercado de trabalho tem que obrigatoriamente, sendo aprendiz, realizar também o Padep (Programa de Aprendizagem para o Desenvolvimento de Educação Profissional ) com pelo menos duas horas diárias.
Variedade
No caso daqueles que eventualmente ingressam na entidade já com 18 anos completados, também eles tem à disposição um leque específico de atividades listadas pelo Ministério do Trabalho como compatíveis com esta faixa etária, como operador de caixa, frentista, serviços gerais em supermercados, profissional de serviços gráficos, instalação de refrigeração e ar condicionado, jardineiro, garçon e barmam entre outros. “ São atividades as quais oferecem muitas vagas aqui em Itapira. Não dispomos de todos estes cursos , mas, evidentemente que se houver interesse e uma procura expressiva por qualquer um deles, temos condições de montar curso para qualquer uma destas áreas”, garantiu Eliséia.
Jovens que cursam o Padep, um dos cursos de qualificação oferecido pela entidade
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.