Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Junho de 2024
Notícia
22/03/2012 | Jovem em Ação estuda iniciativas para combater sedentarismo dentro da entidade

A direção da entidade Jovem em Ação recebeu nesta semana  um relatório enviado  pela Santa Casa de Misericórdia referente ao atendimento prestado no ano de 2011 para um grupo específico de aprendizes que  freqüentam seus quadros, discriminando dados importantes sobre o quadro geral de saúde dos jovens atendidos. De posse destas informações,  a direção do Jovem em Ação planeja realizar uma campanha de esclarecimento cujo objetivo é conscientizar a maior parte dos cerca de 700 jovens acolhidos a respeito da observância de determinadas ações e procedimentos cujo objetivo é a  melhora da qualidade de vida destes jovens e até de seus familiares.

Conforme explicou a assistente social Tatiana Reati Pugina o acordo entre a  Santa Casa e o jovem em Ação que já vigora desde a década passada prevê o atendimento médico e ambulatorial, de Pronto Socorro e até a realização de exames clínicos para aprendizes que tenham renda percapta de até meio salário mínimo. Embora o teto limite estabelecido para a celebração deste convênio filantrópico pareça pouco abrangente, a assistente social lembra que muitos aprendizes dentro da entidade cumprem o papel de arrimo de família e que ações deste tipo vêm a contribuir para que haja uma ponte entre a sociedade e a entidade no sentido de oferecer para estes jovens, particularmente, cuidados elementares  aos quais, dificilmente teriam acesso numa outra situação.

O relatório assinado pelo médico pediatra Emir Fessal Sabbag, pela Assistente Social Heloisa Pereta e pela Psicóloga Renata Sampaio Prezoti, fala em atendimento prestado  individualmente a quase 90 jovens durante 2011. Foram 204 atendimentos ambulatoriais e 34 no Pronto Socorro. Foram solicitados 365 exames e foram realizados de fato 256. Os jovens foram atendidos nas especialidades de ginecologia, oftalmologia, e ortopedia e tiveram acesso a exames laboratoriais diversos, assim como raio X.

Atento ao comportamento demonstrado pela clientela do Jovem em Ação, Emir Sabbag nota uma diminuição dos casos de anemia ao longo dos últimos anos como um fator positivo, mas, em contrapartida, acusa o aumento dos casos de obesidade. Pesquisando o fenômeno se deparou com causas já conhecidas e mencionadas no relatório, como a má alimentação preconizada pela ingestão de salgadinhos , refrigerantes e outras guloseimas. Notou ainda problemas no trato urinário principalmente das meninas, como infecção, levando à dedução de que é importante uma campanha de esclarecimento a respeito de cuidados elementares de higiene como lavar as mãos sempre quando se usa o sanitário e também ao manipular alimentos e principalmente nos cuidados com a higiene íntima. Ao final destaca ainda a importância de fazer chegar estas informações aos pais dos jovens, com o intuito de que estes colaborem na adoção de hábito mais saudáveis, que assumam compromisso com a prevenção de doenças.

Saúde Preventiva

Tatiana Pugina disse que apesar da avaliação feita pela equipe da Santa Casa ter como foco os jovens atendidos, levou a direção do Jovem em Ação a imaginar que estas informações são relevantes para todo o conjunto de aprendizes . “ Apesar do diagnóstico apontar para a existência de problemas de um grupo específico, naturalmente que este núcleo analisado guarda uma relação  de muita proximidade com os demais jovens e esta constatação nos leva a concluir que precisamos adotar medidas que venham a dar uma sacudida em todo nosso efetivo no sentido da adoção de programas de saúde preventiva. Na avaliação feita notamos que é necessário intensificar uma campanha de esclarecimento de todos estes temas apontados  no relatório da Santa Casa, colocando em ação os vários setores como o setor de educação física, atrair pessoas capacitadas para falar sobre programas de saúde e atacar com energia o combate a práticas sedentárias. Uma missão difícil diante do grande número de jovens que atendemos, mas inadiável”, sintetizou.

Tatiana Pugina disse que a entidade vai lançar uma campanha mais agressiva de esclarecimento

Fonte: Assessoria de Imprensa Jovem em Ação

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1120 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções