Um grupo de 50 jovens que freqüentam os quadros da entidade Jovem em Ação participaram na sexta-feira, dia 10, de uma atividade extra-classe cujo objetivo foi o de promover um contato mais próximo com ações de cunho social, conforme informou a psicóloga Eliseia Stringuetti Lamari, que integra a equipe de capacitadores do Jovem em Ação.
A entidade assistencial visitada foi o Lar São Vicente de Paulo, que atende idosos. A visitação ocorreu no período da tarde e durou aproximadamente duas horas. Integraram ainda a comitiva do Jovem em Ação a assistente social Tatiana Pugina e o professor Gustavo Pompeu, além da própria Eliseia. Todos os adolescentes integram o Centro de Orientação Profissional Para o Mercado de Trabalho, o Copar, freqüentado por aqueles aprendizes que ainda não ingressaram no mercado de trabalho.
Antes da visitação, os jovens assistiram a um vídeo denominado ‘Botão de Rosas, carta de um pai para o filho”, que versa sobre a importância do fortalecimento familiar. “ Foi feito um planejamento para oferecer uma preparação adequada para que nossos jovens tenham incutidos em sua formação a importância da questão emocional e afetiva”, disse Eliseia.
Lá no Lar São Vicente foi propiciado um contato próximo e acolhedor com idosos que possuem discernimento próprio. “ É uma atividade onde podemos mostrar de forma bastante pedagógica as vicissitudes humanas , pessoas que depois de tantos anos e tantas experiências acabam até mesmo ficando sem nenhum familiar por perto numa fase delicada da vida. Neste sentido o contato dos jovens com estes idosos foi muito apreciado pelos dois lados envolvidos no relacionamento, os idosos que se sentem mais valorizados a partir deste relacionamento humano mais próximo e dos nossos jovens que aprendem uma importante lição de vida”, relatou.
Comitiva do Jovem Em Ação levou solidariedade aos velhinhos