Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
10/09/2014 | Jovem em Ação planeja uma maior aproximação com o núcleo familiar dos aprendizes

A ONG (Organização Não Governamental) Jovem em Ação deu início na noite da última quarta-feira, 03, à execução de um ambicioso programa que prevê um engajamento maior dos familiares dos aprendizes atendidos pela entidade. A apresentação formal das metas traçadas aconteceu nas dependênciasdo Clube da Saudade e mobilizou perto de 250 pessoas, a grande maioria de pais , mães e responsáveis pelos aprendizes.

A psicóloga EliseiaStrin­guetti Lamari esclareceu que o Jovem em Ação, na qualidade de uma entidade assistencial, deve ampliar o foco de sua atuação dentro de um contexto mais amplo. “Não se trata de colocar o filho com o propósito de que ele seja preparado para ingressar no mercado de trabalho etudo fica resumido neste tipo de relacionamen­to. Por detrás de cada um destes jovens existe toda uma estrutura relacionada ao convívio com os demais integrantes da família e estamos buscando formas de aprimorar formas de nos colocarmos de forma mais atuante e participativa den­tro deste núcleo familiar”, relatou.

Eliseia explica que durante a fase de acolhimento dos aprendizes já existe a preocu­pação de se informar sobre a realidade familiar de cada um. Este contato inicial, no entanto, conforme conclu­são da direção da entidade, acaba sendo muito formal, dificultando, por exemplo, um entendimento mais pre­ciso sobre as dificuldades de relacionamento. “ Ao estabelecer uma maior pro­ximidade com os familiares, poderemos, por exemplo, propor se for o caso, enca­minhamento de casos de vulnerabilidade social para organismos competentes. Esta relação de confiança é ainda muito importante para que possamos atuar no processo de formação dos nossos aprendizes de uma forma mais ampla”, estabeleceu.

Concordando que a tarefa vai exigir muito empenho de uma instituição que acolhe mais de 400 meninos e me­ninas, a psicóloga diz que o próprio processo de matura­ção da proposta representa um desafio para entidade. “Certamente vamos apren­der muito com este processo. Estamos mobilizando nosso efetivo pedagógico e assis­tencial para que possamos avançar de etapa em etapa”, sugeriu. Eliseia disse que o primeiro passo para colocar em prática este projeto será realizar encontros setoriza­dos para melhor programar as ações. “Temos aprendi­zes oriundos dos diferentes bairros euma proposta que será colocada em prática é realizar encontros mensais com os diversos núcleos que pretendemos criar”, revelou.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2252 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções