A diretoria da AIPA - Guarda Mirim e toda a sua equipe de colaboradores não medem esforços para incentivar os aprendizes a desenvolverem inúmeras atividades sociais. Implantado há mais de cinco anos, os jovens do CETA Básico têm se tornado protagonistas nas participações ecológicas e sociais do município.
O início do projeto começou com o módulo “Eu e o Meio Ambiente”, quando eles começaram a participar da “Caminhada pelo Meio Ambiente”. O ponto de partida era da sede até bairros próximos. Na caminhada, os jovens além de observarem o ambiente por onde passavam, também faziam de forma simbólica a limpeza das ruas, recolhendo papéis de bala, pneus, pacotes de bolachas, entre outros.
Dando continuidade ao projeto, os jovens contribuíram com a limpeza da Mata Nativa do Braz Cavenaghi; lago do Humberto Carlos Passarella, entre outros. Participaram de forma ativa do projeto Chega de Sujeira. Na sede da instituição, torneiras ecologicamente corretas foram instaladas, e os jovens são incentivados a levarem para a entidade o copo para tomar água, para evitar a utilização de copos descartáveis e consequentemente o aumento do consumo do plástico.
No final de setembro, os jovens colocaram as mãos na massa e realizaram o plantio de árvores em uma área do bairro Humberto Passarella. E, não parando em suas participações, também se envolveram na Tarde de Recreação, Lazer e Apresentações Artísticas na semana dos Deficientes de Itapira, evento realizado pela Rede Social Itapira em parceria com várias instituições e com a prefeitura.
Esse último evento fez com que os jovens somassem a outras entidades e ajudassem em vários momentos, desde servir e até mesmo ajudar nos preparativos dos lanches. Para o setor pedagógico, momentos assim fazem com que os jovens comecem a ter um olhar diferenciado no que diz respeito a ajudar ao próximo. “Esse é um projeto muito importante e significativo e nós nos sentimos muito felizes em poder ajudar e participar desses momentos. Ficamos mais felizes ainda, por termos feito mesmo que de forma menor parte da história desse projeto, quando um de nossos jovens criou a logomarca do projeto Integração e Inclusão dos Deficientes de Itapira”, diz a coordenação da AIPA.
Desde o início do ano, a AIPA Guarda Mirim vem se preparando para a inserção de dois novos projetos para os jovens e a partir de maio desse ano, os mesmos começaram. O Projeto Esportes veio para, além de incentivar os jovens na prática esportiva, também desenvolver várias situações, entre elas, o trabalho em equipe e a organização de grupos.
Em três encontros, os jovens têm aulas de educação física, com a prática de jogos como dama, xadrez, entre outros, além de jogos que ocorrem aos sábados na quadra do Sepin. Todos os jovens do CETA Básico têm as aulas esportivas e, dessa forma, a Guarda Mirim também se completa, oferecendo alguns momentos também de lazer e esportivo para os atendidos.
E para mostrar aos jovens a importância de se fazer exercícios físicos, o projeto Papo Legal levou o professor de Educação Física, José de Oliveira Barretto Sobrinho, que discorreu um pouco sobre a sua vida e fez algumas demonstrações aos jovens de como é importante estar se exercitando sempre. Barretto apresentou aos jovens da AIPA algumas das importantes passagens de sua vida, notadamente a ligada à prática esportiva. Mais informações sobre os trabalhos da Guarda Mirim pelos telefones 3863-0341 ou 3863-1944.