A AIPA-Guarda Mirim está sempre trabalhando questões sociais com o seus jovens, além do desenvolvimento de vários outros temas voltados ao mercado de trabalho e a sua inserção no mesmo, para que possam sair da situações de risco e assim se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente, sem contar, a ajuda financeira em que acabam fazendo dentro de suas casas.
Já atentos a todas as mudanças da resolução 109 de 11 de novembro de 2009 proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social que fala sobre a tipificação nacional de serviços socioassistenciais, a Guarda Mirim também vem trabalhando várias questões sociais e um dos exemplos foi a realização de 4 apresentações teatrais em 2011, entre elas, o teatro sobre Cidadania que foi apresentado na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O teatro mostrava um palhaço que estava em busca da alegria e que em seu caminho, encontrou com outras pessoas, todas sujas de barro e com nariz de palhaço. Ele questionava o porquê eles estavam assim e não obtinham resposta.
Professora, idosa, jovem, operário, empresário, prostituta, enfim, todos que representavam uma comunidade e que foram transformados em robôs e que faziam apenas aquilo que era mandado. Ao final, o palhaço, tenta abrir os olhos dos personagens para realizarem vários questionamentos e a lutarem pelos seus direitos e assim praticarem a cidadania, porém, quando tudo parecia estar dando certo, o personagem Cartola chega, passa uma corrente pelos personagens e os leva novamente para uma rotina em que eles não pensam, não se expressam e não lutam pelos seus direitos.
Para o presidente da Guarda Mirim, Ederaldo Miquilini, "nós estamos sempre participando de várias ações junto a comunidade itapirense, o que mostra que buscamos trabalhar questões importantes para a construção social e pessoal de cada um. Aqui na entidade, não trabalhamos apenas questões voltadas ao mercado de trabalho, trabalhamos questões que serão importantes para a vida de cada um lá na frente".
Neste ano de 2012 outras atividades culturais e de cidadania estarão acontecendo no decorrer dos meses.
Mais informações sobre os trabalhos da Guarda Mirim pelos telefones 3863-0341 ou 3863-1944 ou ainda pelo site www.guardamirimdeitapira.com.br
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.