O mês de julho chega ao fim com registro de 23.9 milímetros de chuva, considerado dentro da média do período. No mês de julho do ano passado foram registrados 36,3 mm.
O mês de julho mais chuvoso foi registrado em 2007, com 182 mm. Desde 98, quando o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) passou a compilar este tipo de dado, em quatro oportunidades choveu menos de um milímetro. Por isso, ainda que tímida, a chuva foi festejada por pecuaristas e agricultores. O dia 9 foi o que mais choveu, com 9,5 mm.
Segundo o presidente do SAAE, José Armando Mantuan, a situação atual no que se refere à disponibilidade de água para tratamento está dentro da total normalidade para o período. Ele adverte, contudo, que as pessoas devem continuar usando a água com parcimônia. O período de estiagem propriamente dito prossegue pelo menos até setembro. Em agosto do ano passado por exemplo, choveu na cidade, ainda conforme o SAAE, míseros 0,7 mm.
Frio
Pessoas que costumam se queixar que não faz mais frio como antigamente devem ter se decepcionado, pelo menos em julho. Foram vários dias com registro de temperatura abaixo dos 15 graus.
A média ficou em torno de 18 graus durante o dia durante a maior parte do mês. No dia 28 foi registrada a temperatura mínima, com 9,2 graus positivos. No dia 30 chegou a 10 graus.
Segundo institutos de meteorologia, a tendência é da elevação da temperatura a partir de agosto, com a ressalva de que, como ainda estamos na estação do Inverno, a probabilidade de alguma frente fria se deslocar a partir da região sul do continente em direção ao país, derrubando a temperatura.