Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
14/08/2013 | Justiça da Guatemala rejeita anistia a ex-presidente acusado de crimes contra a humanidade

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Corte de Constitucionalidade da Guatemala, o equivalente à Suprema Corte, rejeitou o pedido de anistia feito pela defesa do ex-presidente José Efraín Ríos Montt (1982-1983), de 87 anos, acusado de genocídio e crimes contra a humanidade. A Justiça entendeu que os crimes envolvendo Ríos não podem ser objeto de perdão.

Ríos é acusado de envolvimento em genocídio e crimes de lesa-humanidade, incluindo o assassinato de 1.771 indígenas ixiles, no período de março de 1982 a agosto de 1983. Em maio deste ano, os advogados de Ríos entraram com recursos baseados na Lei de Reconciliação Nacional na tentativa de obter a anistia.

No primeiro semestre do ano, a presidenta do Tribunal Maior de Risco, Jazmín Barrios, declarou Ríos culpado pelos crimes e determinou penas que somam 80 anos de prisão. O processo e as penas, porém, foram suspensos e Ríos Montt aguarda em prisão domiciliar pela retomada do julgamento, prevista para abril de 2014.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur   //    Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-08-14/justica-da-guatemala-rejeita-anistia-ex-presidente-acusado-de-crimes-contra-humanidade

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1435 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções