O enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, discutiu com o presidente Bashar Al Assad a indicação de um interlocutor para negociar o processo de transição política com a oposição. Annan falou ontem (11) à imprensa em Genebra, Suíça, onde nos próximos dias ocorrerão contatos sobre uma resolução para renovar o mandato da missão das Nações Unidas para a Síria.
Annan informou que o presidente sírio propôs um responsável pela negociação e disse que manifestou interesse em saber mais sobre a pessoa indicada. "Estamos nessa fase", disse o enviado da ONU.
Ele também falou sobre as visitas ao Irã e ao Iraque, países cujos governos se comprometeram a apoiar seu plano de paz. Segundo ele, os dois países "apoiaram a ideia de uma transição política" e vão "usar sua influência para falar com o governo e todas as partes para se seguir nessa direção", disse.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentou na semana passada um relatório com propostas para o futuro da missão de observadores na Síria, cujas atividades estão suspensas pouco mais de uma semana antes do fim de seu mandato, no dia 20 deste mês.
Sobre a mesa de negociação dos diplomatas do Conselho de Segurança está agora uma resolução sobre a Síria, apresentada pela Rússia, que defende a extensão do mandato da missão, mas recentrado na busca de uma solução política.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.