Aquilo que era para ser uma protocolar cerimônia de entrega de obras de reformas realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na tarde de ontem, 23, acabou se transformando numa emocionante cerimônia de tributo ao saudoso empresário e ex-presidente da entidade, Vladimir Siqueira. Um setor de atendimento especializado criado dentro das dependências da instituição recebeu uma placa com nome de Siqueira. A cerimônia atraiu a esposa, filhos, noras e netos do homenageado.
Destaque também para a presença do Deputado Estadual José Antonio de Barros Munhoz, autor da emenda parlamentar que assegurou recursos estaduais na ordem de R$ 230 mil, dos quais, R$ 75 mil destinados à aquisição de mobiliário e um veículo. O governo estadual enviou como representante João Alborghetti, ex-prefeito de Espírito Santo do Pinhal, que presta serviços na Secretaria de Assistência Social do Estado de São Paulo.
A cerimônia atraiu ainda diversas lideranças comunitárias, empresariais e políticas. José Natalino Paganini e Dado Boretti, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos estavam entre as autoridades presentes, da mesma forma participaram da solenidade cinco dos dez vereadores da futura legislatura: Carlos Iamarino, Marquinhos Silva, Rafael Donisete Lopez, Joílson Silva e Pedro Stringueti
Discursaram pela ordem a presidente Maria Ângela, Paganini (representando os diretores que passaram pela entidade), Vladislav Siqueira e Barros Munhoz. Maria Ângela inaugurou a “sessão ternura” que caracterizou o encontro. Visivelmente emocionada elogiou todos os colaboradores, falou da importância e do significado da entrega daquela reforma e agradeceu de maneira muito especial todo o empenho do Deputado Barros Munhoz em dedicar sua atenção para a APAE e outras entidades assistenciais da cidade. Finalizando, disse em referência à homenagem dirigida à família Siqueira, que o nome de seu patriarca “será sempre lembrado e honrado” dentro da instituição. Paganini também fez menção ao empenho de diversas pessoas da comunidade itapirense que se dedicam à filantropia afirmando que “ser voluntário é servir ao próximo sem interesse”. Elogiou a postura do Deputado Barros Munhoz, o qual, segundo ele, “fez o possível e o impossível” para assinalar sua presença pessoalmente naquela solenidade.
O empresário Vladislav Siqueira falou em nome dos familiares e deu vazão à toda sua sensibilidade avisando de início que como a emoção iria pesar demais em suas considerações, cuidou de elaborar um discurso escrito para ser lido na ocasião. Assim, meio que aos trancos e barrancos, o empresário segurava a emoção para concluir suas palavras de agradecimento e ao final não teve jeito, não conseguiu segurar as lágrimas de saudade e profunda afeição que nutria pelo pai homenageado, protagonizando o momento mais significativo daquela cerimônia.
Munhoz finalizou os discursos, falando de sua determinação em se fazer presente, lembrando que precisou se ausentar de importantes compromissos na capital paulista para marcar presença. Ainda sim chegou com cerca de uma hora de atraso. Depois de se desculpar, Munhoz elogiou a empresária Maria Ângela pelo brilhante trabalho que vem realizando à frente da APAE e também lembrou da “homenagem mais do que justa” que tinha lugar naquele momento.
Familiares de Vladimir Siqueira junto com Barros Munhoz logo após a cerimônia inaugural
A presidente Maria Ângela emocionada, rende homenagens a todas as pessoas que zelam pela entidade
Vladis Siqueira não conseguiu segurar a emoção
Paganini falou na condição de ex-dirigente da entidade
Munhoz elogiou a atual direção da entidade