“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” (Sl 136.1).
O ano eclesiástico não acompanha o ano civil. São dois os parâmetros que limitam o ano eclesiástico: 1. O início da Estação Litúrgica do Advento;
No primeiro parâmetro, o tempo do Advento, olhamos para as promessas Bíblicas sobre o Messias, sobre o esmagador da cabeça da serpente, sobre o príncipe da Paz, o Emanuel e constatamos o seu cumprimento na vinda do Salvador Jesus. Investigamos todas as profecias e promessas de Gênesis a Malaquias e as vemos plenamente realizadas: O ramo do tronco de Jessé, uma virgem que dá a luz a um menino, de Belém surge aquele que tem origens eternas, etc. O Advento nos ajuda a sermos ainda mais biblicamente gratos a Deus que com fidelidade invencível cumpriu o que prometeu e assim, podemos olhar sem medos para o futuro, por que Deus é o mesmo e em Cristo prometeu estar conosco até a consumação dos séculos.
No segundo parâmetro, a retrospectiva do ano eclesiástico no ajuda a enxergar os cuidados paternais do Senhor para com as nossa igreja. No Campo das finanças Deus derramou copiosas bençãos sobre o seu povo que aqui congrega. A fidelidade dos dízimos e a largueza dos corações nas ofertas permitiram não só honrarmos nossos compromissos, mas ainda proporcionar muitas ocasiões de estudos, treinamentos, iniciativas ministeriais, sociais e culturais para a comunidade.
No campo ministerial 2012 foi muito profícuo: Vidas restauradas e consertadas com Deus, profissões de fé e batismos, arrolamentos por transferências e a pedidos, casamentos, o aumento significativo do rol do berço, o inimaginável alcance da Rádio e TV Web e também do blog. O Nosso boletim que chega ao Norte da África e está sendo traduzido e utilizado por missionários que nem conhecemos. A inserção da IPCI na Rede Social de Itapira, nos Conselhos Municipais e o efetivo engajamento em causas sociais e de políticas públicas são sinais do aumento de nossa consciência profética. A penetração gradual, porém perseverante no Tonolli através do Centro Missionário dos Prados e a criação do Instituto Samaritano também nos enchem de santa alegria. É a Igreja cumprindo sua missão de evangelizar os pobres.
No campo da comunhão a Igreja está em paz. Isto não quer dizer que ela não tenha problemas e lutas. Absolutamente. Mas, está em paz. As diferenças são tratadas com respeito. A diversidade de pensamento é acolhida como uma riqueza. As críticas nos ajudam a rever constantemente nosso procedimento. Estamos aprendendo a carregar os fardos uns dos outros e assim cumprir a lei de Cristo que é o amor. Amor na dimensão da cruz, mas amor. As sociedades cumprem bem o seu papel como forças de integração, discipulado criativo e testemunho do Evangelho dentro e fora da Igreja. Muitos de nossos membros, mormente as mulheres, estão na liderança de instâncias superiores em suas sociedades.
Vemos em tudo isso a bondade do Senhor para conosco, ora nos desafiando, ora nos envergonhando quando negligentes, ora nos levando ao encontro das demandas de interesse d’Ele, mas sempre nos capacitando. Capacitando-nos pelas Escrituras, por sua graça sem medida, pela atuação poderosa do Espírito Santo, pelo intercâmbio e a complementariedade de seus dons pelos quais orna a cada irmão e com os quais enriquece sobejamente a nossa Igreja. Por tudo isso nos humilhamos, e reverentes agradecemos a Deus que quis servir-se de nós em 2012 para alargar as tendas do Reino. Por isso mesmo, não temos motivos justiçáveis para temer 2013.
O Cabeça, Chefe e Dono da Igreja, o Senhor Jesus continuará levantado homens, mulheres, jovens, crianças, meios e recursos para que os seus discípulos cumpram o que Ele mesmo nos comissionou. No domingo iniciaremos um novo ano eclesiástico e litúrgico com gratidão pelo que vivemos e com indestrutível esperança de que no final de tudo seremos mais que vencedores.
Soli Deo Gloria!
Rev. Luiz Fernando Dos Santos
Pastor Mestre da Igreja Presbiteriana Central de Itapira
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.