Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
08/02/2012 | Luizinho Domingues: Nossas crianças e as atividades físicas/desportivas
Crianças e as atividades físicas/desportivas
 
Questões são levantadas diariamente principalmente pela forma dinâmica como as atividades físicas acontecem, com estudos e lançamentos de novidades no segmento, sejam eles técnicos e científicos, materiais, metodologicas, entre outras.
 
Algumas perguntas sempre são formuladas na busca pela  prática física/desportiva ideal .
 
Uma delas sempre chama a atenção: qual a melhor idade para se praticar esportes?
 
Se voltarmos aos  anos 70 e em anos anteriores, certamente concluiremos que não se falava na necessidade da criança fazer esporte. Naquela época, a atividade esportiva, que podíamos chamar de atividade física, era uma coisa absolutamente espontânea, até porque a criança tem, por natureza, uma atividade física espontânea. Antigamente, essa espontaneidade se manifestava nas brincadeiras ativas, que por serem atividades físicas completas satisfaziam plenamente as necessidades da criança. Portanto não existe idade certa para começar as atividades naturais mas, atualmente, com a proliferação de atividades esportivas, deve-se atentar para as especificidades das modalidades, procurar atentar para as diferenças entre esporte participativo e competitivo, estrutura física e emocional. Atualmente as crianças estão, a cada dia, perdendo os espaços. Geralmente, a criança  está restrita ao espaço existente dentro de casa ou apartamento, quase sempre com pequenas áreas comuns de lazer e, certamente sem oportunidades de árvores para subir, campos de futebol improvisados. Até as brincadeiras populares e folclóricas, próprias para a infância, devido à insegurança, deixaram de existir dificultando, inclusive, a socialização.
 
Hoje encontramos uma situação diferente, transformando a prática da atividade física/desportiva em obrigatoriedade e que vem sendo estimulada, muitas vezes a qualquer custo, por educadores e pelos pais, mesmo contra a vontade das crianças.
Todos nós temos as nossas preferências e procuramos pelas atividades pelas quais temos mais inclinação. Mas, no caso das crianças ela dificilmente escolherá uma modalidade sendo, geralmente, “indicada” pelos pais e professores. Raramente os pais consultarão obras e trabalhos científicos para saberem a compatibilidade entre idade e prática desportiva.
 
A prática de modalidades competitivas, realizadas de forma precoce, poderão trazer sérios prejuízos futuros, físicos e emocionais, muitas vezes de forma irreparáveis.
Toda criança, por intuição, sempre acaba escolhendo aquilo para o qual ela se sente mais inclinada, devido à relação entre o desenvolvimento neuromotor e a especificidade de cada modalidade.
 
Também , é sensato para a saúde da criança uma excelente relação entre nutrição e prática desportiva regular. Certamente, obedecendo as orientações existentes, os resultados futuros também serão excelentes. O crescimento se faz de maneira saudável, apesar de que é importante lembrar que nenhum programa de exercícios faz crescer, ele simplesmente possibilita um crescimento saudável através da atividade física da mesma forma de que nenhuma atividade física inibe o crescimento, obviamente excetuando os excessos e traumas físicos decorrentes da prática inadequada.
 
Como sempre, antes de iniciar qualquer prática física/desportiva, passe por uma consulta e avaliação médica e que, certamente, poderá indicar qual a melhor atividade para seus filhos.
 
Temos que saber dosar esporte, estudos, computador...
 
Até a próxima!
 
Luizinho Domingues “Pasté”
Fonte: Luizinho Domingues

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1659 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções