Para todos que praticam ou se iniciam na prática de alguma atividade física / desportiva, sempre vem uma questão para ser resolvida. Qual o melhor calçado para determinada atividade? Mas o que é atividade física e qual a relação de um bom calçado?
A atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
Usar um calçado adequado durante uma atividade física pode ajudar a melhorar a performance e até mesmo garantir que problemas como torção, lesão muscular, entorse e até mesmo fraturas ósseas mais sérias atrapalhe o treinamento. E, comprovadamente, nem sempre o mais caro (e bonito!) é o calçado ideal
No caso de calçados para a prática de atividades físicas / deportivas vale uma regra prática: o melhor calçado é aquele com que o atleta sente-se mais confortável, e o conforto deve vir desde o momento da compra. O hábito de comprar um calçado desconfortável e “amaciá-lo” pode levar a lesões durante o processo. O apelo comercial acaba trazendo muitas dúvidas quanto ao melhor calçado a ser comprado sendo que, neste caso, o aconselhável é consultar um ortopedista que poderá orientar sobre qual a melhor opção, inclusive diagnosticando o tipo de pisada e o solado apropriado para a necessária correção.
Amaciar calçados novos antes de utilizá-los talvez não seja uma prática que apenas aumenta o conforto nos pés de quem os usa, principalmente para praticantes de corrida. Fazer isso pode também contribuir ligeiramente para o desempenho inicial dos tênis, nos aspectos da absorção de impactos e da distribuição do peso.
Calçado com bom sistema de amortecimento, boa distribuição de carga, que proteja dos impactos, pode prevenir a ocorrência de lesões e melhorar o desempenho de quem faz exercícios. Hoje se atribui a redução das marcas de tempo em algumas modalidades esportivas à qualidade do calçado que foi desenvolvido para o atleta.
Portanto, uma boa escolha do seu calçado desportivo e uma ótima prática saudável de atividades físicas!
Até a próxima!
Luizinho Domingues “Pasté”