Foi realizada na noite de quinta-feira passada , com a participação de 94 Irmãos que integram a irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira, uma das mais antigas e tradicionais de todo interior paulista(113 anos) , a eleição para a escolha da nova mesa diretora e do cargo de provedor. Por 53 votos a 38 , foi escolhida a Chapa 1, encabeçada pela aposentada Maria de Lourdes Levatti Piva, a Lurdinha. Foram registrados ainda 02 votos em branco e 01 voto nulo. Encabeçava a Chapa 2 o advogado Juvenal Santi Lauri . Conforme apurou A Cidade, eram cerca de 125 as pessoas aptas a votar e o comparecimento oficial esteve acima da expectativa inicial. A nova diretoria foi empossada logo após anunciado o resultado oficial e o mandato é de dois anos.
. A campanha transcorreu em clima de camaradagem, ao contrário de outras oportunidades, quando o assunto eleição da mesa diretora da Santa Casa acabou respingando para o conhecido maniqueísmo que cerca a atividade político-partidária aqui da cidade.
Santi Lauri reconheceu o resultado das urnas e disse que apesar de não ter tido sucesso em sua empreitada, garantiu que estará sempre à disposição para ajudar a Santa Casa naquilo que estiver ao seu alcance.
Falando ao Jornal A Cidade, Lurdinha disse que se sentia envaidecida com a apoio que recebeu da irmandade e credita a vitória de sua chapa “à seriedade do trabalho que vem sendo conduzido pela atual direção”. Durante o tempo em que falou com a reportagem de A Cidade, Lurdinha recebeu vários telefonemas de pessoas que ligaram para lhe cumprimentar pela vitória.
Disse que tem consciência das dificuldades que cercam o gerenciamento do mais antigo hospital da cidade, que teria uma dívida estimada em torno de R$1,5 milhão . Ao lado do esposo Aldo Piva, que é administrador do Hospital, ela disse que o atual endividamento não é um problema pontual da Santa Casa local e que é reflexo da elevação constante dos custos do atendimento médico-hospitalar em detrimento à remuneração insatisfatória.
Poder Público
Lurdinha garantiu que nestes próximos dois anos a direção da Santa Casa deverá fechar novos acordos com o município no sentido de vender serviços para o serviço municipal de saúde. “ Já tivemos contato com a Secretária Eliane (Eliane Castro, atual Secretária de Saúde) e também com a direção de saúde de São João da Boa Vista para ampliarmos a oferta de serviços para a municipalidade e desta forma reforçar o caixa do hospital”, detalhou.
Para que isso seja possível, ela disse que é indispensável a ajuda do corpo clínico. “Os médicos estão ao par destes entendimentos e temos a promessa de colaboração por parte deles para que este processo ( de oferta de serviços) seja bem conduzido”, garantiu. Aldo Piva complementou dizendo que para que a Santa Casa possa se enquadrar nos critérios do SUS , necessita realizar investimentos, muitos dos quais, já foram feitos , segundo ele, nos dois últimos anos. “Para oferecer determinados serviços precisamos estar capacitados não somente com pessoal técnico competente, mas também com equipamentos modernos e tudo isso custa muito dinheiro”, afirmou.
Falando e Corpo Clínico, Lurdinha e o esposo Aldo garantiram que este vem sendo aumentado paulatinamente, “ de forma responsável”, visando o pleno atendimento dos pacientes. Sobre outro assunto polêmico, de que a entidade privilegia a Unimed Regional da Baixa Mogiana em detrimento a outros planos de saúde, Lurdinha foi enfática ao afirmar que outros planos de saúde já integram a relação daqueles conveniados com a Santa Casa e que também neste caso, a palavra planejamento, segundo ela, tem papel de sua importância. “ Evidentemente que ao ampliarmos o leque de opções de planos de saúde, estaremos captando maiores recursos. Mas a contrapartida, ou seja, o gasto com pessoal e equipamentos também deve entrar nesta conta, senão incorremos no risco de estarmos enxugando gelo”, observou.
4 comentários
23/03/2013 10:03:54 | Carlos Apolinário
A verdade é que a única salvação para a santa casa e todos nós era a conciliação, mas interesses particulares , de meia duzia de pessoas, não permitiram.
23/03/2013 10:03:02 | Antonio Carlos
Que bobagem, oseias. a eleição envolveu 125 que até bem pouco tempo eram totalmente controladas pelos médicos, você deve saber disso. hoje, eles não tem nem a maioria. os votos vieram de parentes e amigos do bb.
23/03/2013 09:03:51 | Oséias
A eleição da dna. lurdinha colocou em prova a popularidade do paganini, apoiando o dr. juvenal ele acabou entrando na disputa e perdeu será que ja é os sinai dos primeiros 90 dias de um governo bem ao contrário de tudo que foi prometido na campanha?
22/03/2013 16:03:45 | Andre Boretti
Necessário se faz um atendimento decente no pronto socorro deste hospital....horas esperando por atendimento pelo plano unimed....atendimento dos pacientes nos corredores...horrivel!!!