Da Agência Brasil *
Brasília - O presidente venezuelano Nicolás Maduro irá anunciar amanhã (29) o segundo pacote de medidas econômicas sob o decreto de emergência para combater o que apelida de guerra econômica do setor empresarial. De acordo com ele, as medidas vão regular as importações de produtos básicos dos quais a Venezuela depende.
O Congresso venezuelano aprovou recentemente o pedido do presidente para governar com poderes especiais em matéria econômica, por meio de decretos, sem ter de submeter as novas leis à aprovação parlamentar. A primeira medida tomada por Maduro foi leilão de US$ 900 milhões para complementar quaisquer necessidades de investimentos do país.
O presidente tem argumentado que pretende lutar contra as margens de lucro dos comerciantes varejistas, que considera exageradas. Por meio disso, ele quer baixar os preços dos bens de consumo. De acordo com Maduro a "guerra econômica" dos empresários levou a uma inflação que chegou a 54%.
* Com informações da Agência Lusa
Edição: Valéria Aguiar
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.